Tranquilidade e organização marcaram o mutirão de vacinação de idosos de 67, 68 e 69 anos, que aconteceu hoje (1°/04) em Contagem. No final do dia, 10.280 idosos dessa faixa estaria receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, ultrapassando a expectativa da Secretaria de Saúde para a vacinação hoje. Até o momento a Prefeitura de Contagem já aplicou 64.737 doses de vacinas no público-alvo da primeira etapa da campanha de imunização contra a covid-19. Desse total, 54.732 receberam a primeira dose e 10.005, a segunda.
Os mutirões estão sendo realizados para dar agilizar a imunização dos idosos. Para a realização deste mutirão, a Prefeitura ampliou as salas de vacina nas oito regionais para dar mais conforto aos idosos e acompanhantes. Foram 26 pontos de vacinação terrestres e 4 pontos de vacinação Drive Thru. A Prefeitura também ampliou a faixa etária para a imunização, incluindo os idosos de 67 anos, após avaliar a demanda e a disponibilidade de vacinas.
A dona de casa moradora do bairro Riacho, Maria Dolores da Silva Campos, tem 68 anos e foi tomar a primeira dose da vacina sozinha. Ela tomou a dose do imunizante no posto de vacinação do Sesc e preferiu chegar um pouco mais tarde, temendo grande movimento. Mas se surpreendeu com a tranquilidade do local quando chegou. ”Vim mais tarde acreditando que aqui ia ter muita gente, mas quando cheguei o movimento está tranquilo e com menos de 15 minutos já tinham me chamado e tomado a vacina. A equipe está de parabéns pelo trabalho”, disse.
Dona Maria deixou um recado para aqueles que estão com medo de receber a vacina. “Vim sozinha, tranquila, porque sabia que não era nada de mais. Podem vir sem medo, é melhor levar uma picadinha de agulha e nos proteger contra essa doença que está atacando a todos”, finaliza
O secretário de saúde, Fabrício Simões, garantiu que mesmo com a ampliação da vacinação para idosos da faixa etária de 67 anos, há vacina para todas as faixas etárias já liberadas pela Prefeitura. “Toda vez que a Prefeitura abre a vacinação, as doses estão garantidas para todos”. Ele reforçou que a Secretaria mobilizou todas as equipes das unidades básicas de saúde para o trabalho nesse grande mutirão, e que todas as medidas sanitárias necessárias foram tomadas para garantir a segurança e conforto dos idosos, acompanhantes e servidores nos postos de vacinação.
Fabrício também confirmou que durante a sexta-feira (02) e o sábado (03) não haverá vacinação, sendo retomada na segunda-feira (05) nas 26 salas de vacina no horário de 8h as 15h. “É importante ressaltar que a vacinação dos idosos acima de 67 anos, vai continuar ao longo da semana nas salas de vacinação abertas”, declara.
Além do público alvo de 67, 68 e 69 anos, na unidade também ocorreu a aplicação da segunda dose da vacina para idosos que já foram imunizados em outras faixas etárias.
A senhora Maria Campos, de 82 anos, do bairro Novo Riacho, não deixou de ir tomar a segunda dose do imunizante e comemorou essa conquista. "A vacina para nós é tudo, não é? Eu participo de toda campanha de vacinação e eu acredito que todas as pessoas devem fazer o mesmo. Diante dessa pandemia, que estamos atravessando, nós temos que dar graças a Deus quando chega a hora de tomar a vacina, pois infelizmente, muitos não conseguiram sobreviver até aqui", afirmou.