A Defesa Civil de Contagem, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), promoveu, na quarta-feira (24/2), o I Simulado de Mesa para Instalação de Gabinete de Crise com o objetivo de preparar todos envolvidos para uma atuação conjunta diante de situações de crise, desastre e emergência.
Para elucidar o treinamento e facilitar a aplicação na prática, o cenário utilizado no simulado foi o Morro dos Cabritos, um dos locais mais afetados pelas chuvas em janeiro do ano passado. A atividade foi mediada pela equipe do Corpo de Bombeiros e realizada com integrantes do Comitê Gestor de Área de Risco, na Secretaria Municipal de Defesa Social.
Através do simulado foi possível verificar a capacidade operacional de cada órgão e pontuar protocolos e procedimentos exigidos para atuar em situações semelhantes ao Morro dos Cabritos. Os participantes tiveram a oportunidade de simular episódios de pré-desastre, desastre e pós-desastre, aprendendo como agir diante um e a definir as responsabilidades de cada área e a organização necessária para aprimorar o tempo de resposta à ação.
De acordo com a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes, esse tipo de treinamento é importante para estabelecer diálogos entre o Comitê Gestor de Área de Risco, instituído no primeiro dia de governo, e o Corpo de Bombeiros. “A sinergia de ambos é fundamental, principalmente em períodos de pré-desastre, nos quais é possível adotar medidas mitigadoras que reduzam o risco, e em períodos de desastre. O planejamento e a organização garantem uma resposta mais eficiente e evitam prejuízos materiais e humanos”, destacou a subsecretária.
O tenente coronel BM, Carmo Vinicius Martins de Oliveira, reiterou que a integração é necessária para o sucesso da ocorrência. “Fazemos parte de uma engrenagem. O bombeiro não faz nada sozinho. A assistência social não faz nada sozinha. A Defesa Civil também não. Dependemos uns dos outros e não trabalhamos sem informação, portanto, a interação é imprescindível”, afirmou.
Participaram do simulado, os administradores regionais, toda a equipe da Defesa Civil de Contagem, representantes das secretarias de Meio Ambiente, Obras, Desenvolvimento Social e do gabinete da prefeita Marília Campos, além de integrantes do Corpo de Bombeiros.
Gabinete de crise
Os Gabinetes de Crise são constituídos em casos de desastres de grande complexidade e convocados para atender uma política emergencial. O simulado, tanto de mesa quanto in loco, contribui para a instalação de um Gabinete de Crise organizado e planejado, capaz de agir com mais rapidez e eficiência, gerando menos transtornos e danos à população.