A prefeita Marilia Campos, o vice-prefeito Ricardo Faria e o secretário de Saúde, Fabrício Simões, estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Ressaca), na tarde de quinta-feira (11/2). Durante a visita, Marília circulou pelo local, conversou com usuários e profissionais da saúde para saber sobre a realidade da UPA Ressaca, que é administrada pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH).
No momento da visita, o atendimento estava sendo realizado por dois médicos clínicos, um médico para covid e o outro para o atendimento de urgência e emergência. Médicos e outros servidores apresentaram os problemas enfrentados na unidade, além de falar sobre os atrasos de pagamentos realizados pelo IGH.
Segundo a prefeita, o compromisso da atual administração é melhorar os atendimentos e valorizar os servidores e servidoras. Ela explicou que está visitando as unidades para avaliar os serviços prestados à população e as condições de trabalho dos profissionais de saúde. " Queremos melhorar os atendimentos e a remuneração dos nossos servidores. No caso dos salários, infelizmente somos impedidos pela pandemia e pela lei federal que impede reajustes salariais durante o ano de 2021. Vamos continuar visitando as unidades de saúde para conhecer a de perto a realidade e resolver os problemas estruturais encontrados”, frisou.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, disse da necessidade de que os pacientes sejam bem informados sobre a situação da unidade de saúde. “Sugiro que os pacientes que aguardam atendimento sejam sempre acolhidos e orientados sobre a situação da unidade de saúde. Isso pode aliviar a espera e diminuir a insatisfação", explicou.
A gerente-geral da UPA Ressaca, Kelly Fortini, também acompanhou a visita técnica da comitiva e falou sobre o funcionamento. “Nesta unidade são atendidas e atendidos muitas pessoas que fazem uso abusivo de álcool e pessoas em situação de rua. A estrutura, realmente, precisa ser ampliada para ser capaz de atender a grande demanda da região”, disse.
A UPA Ressaca possui o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que é composto pela equipe multidisciplinar de fonoaudiólogo, fisioterapeuta dentista, nutricionista, assistente social, psicóloga técnica de enfermagem, médicos e um capelão.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS https://www.flickr.com/photos/191922565@N02/50934264616/in/album-72157718253029631/