O calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) ganha uma importante aliada no combate à meningite a partir de hoje: trata-se da vacina meningocócica ACWY (MenACWY). Antes disponível somente na rede privada, a vacina agora é encontrada em toda rede pública e de forma gratuita. A vacina tem como intuito garantir a prevenção da meningite causada pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
Por ser considerada uma doença com grandes taxas de mortalidade e poder trazer sequelas de longo prazo, como complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia, a vacina ACWY é um importante instrumento para a erradicação da doença no Brasil. A vacina meningocócica ACWY (MenACWY) é destinadas a adolescentes de 11 e 12 anos de idade, grupo considerado mais suscetível à transmissão.
Segundo a diretora de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Eliza, " é importante lembrar que a vacina ACWY não substitui a vacina contra meningite C já disponível no SUS. Mesmo aqueles que já tomaram a dose da MenC devem receber a dose da vacina meningocócica ACWY”, afirma.
Depois de aplicada a dose, é indicado que o adolescente permaneça sentado em observação por aproximadamente 15 minutos após receber a vacina MenACWY. “Tem sido observada a ocorrência de desmaios atribuídos à síndrome vaso-vagal ou reação vasopressora que ocorre, normalmente, em adolescentes, por isso, para reduzir risco de quedas e permitir pronta intervenção, caso ocorra a síncope, recomendamos esse tempo de observação”, orienta Eliza.
Segundo orientações do Ministério da Saúde, a vacina não deve ser aplicada em adolescentes que estejam com doenças agudas febris moderadas ou graves. A contra indicação da vacina meningocócica ACWY é somente para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina, incluindo o toxóide diftérico.
Para vacinar, basta ir na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa com cartão de vacina do adolescente, além de documento de identificação com foto.