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Notícias
MAI
05
05 MAI 2020
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Sine retorna atendimento ao trabalhador com dúvidas sobre seguro-desemprego
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O Sine Contagem retomou, de forma reduzida e com agendamento, o atendimento ao cidadão que tem dúvidas para solicitar o seguro-desemprego, um benefício do governo federal.   O agendamento pode ser feito pelo telefone 3198-3000, das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.

O serviço foi retomado no dia 4/5, seguindo todos os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias e em conformidade com os decretos municipais que determinam o uso de máscaras pelo cidadão e pelo atendente, além de cumprir com o espaçamento entre as pessoas e a disponibilização de álcool em gel no local.

O seguro-desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.

Atendimento

1° passo: Ao acionar o telefone 3198.3000, um funcionário do Sine/Contagem vai agendar para o trabalhador - com direito ao seguro-desemprego - a data e o horário do seu comparecimento ao local.

2° passo: o trabalhador deve providenciar os seguintes documentação:

• Requerimento web emitido pela empresa (via branca) impresso pelo Sistema do Empregador WEB

• Extrato de conta do FGTS atualizado ou comprovante de saque do FGTS ou chave de conectividade

• Carteira de Trabalho e Previdência Social (todas que o requerente possuir)

• Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - TRCT, devidamente quitado, acrescido do Termo de Quitação ou Termo de Homologação

• Três últimos contracheques

• Comprovante de endereço

• Comprovante de escolaridade

• Documento de Identificação Civil com foto

OBS: no caso de falta da Carteira de Identidade (RG) ou, o trabalhador pode apresentar a Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento - desde que acompanhada do protocolo de requerimento de identidade que esteja sendo providenciada - ou a Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo), ou Passaporte, ou Certificado de Reservista, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (modelo novo), ou Carteira de Identificação do Conselho de Classe.

• 3° passo: após o atendimento é entregue ao trabalhador o informativo com as datas que este vai receber o benefício. Aquele que já possui conta na Caixa Econômica Federal (CEF) recebe automaticamente o crédito em conta. Aquele que não possui poderá realizar o saque nas Casas Lotéricas com o Cartão Cidadão, ou mesmo nas agências da CEF com o documento de identificação oficial com foto.

O setor do Sine/Contagem retornou com esta atividade de requerimento do seguro-desemprego utilizando apenas seis guichês dos 13 guichês disponíveis, com um espaçamento de dois guichês de distância, perfazendo cerca de três metros de um até o outro. O atendimento dura em torno de  dez minutos e só é permitida a entrada de pessoas na unidade usando máscara de proteção.

Caso o trabalhador não possua a máscara, será oferecido máscara descartável na recepção. Todos os guichês possuem álcool em gel começando pela recepção. São seis pessoas agendadas a cada 15 minutos. O funcionamento é das 10h às 15h, com pausa de 1h para almoço entre 12h e 13h.

Solicite o seguro-desemprego sem precisar ir ao Sine

Caso o trabalhador não queira utilizar o auxílio do Sine Contagem para requerer este benefício, ele pode solicitá-lo neste link ( clique aqui.)  

Esta solicitação é vinculada ao banco de dados de outros cadastros em que o cidadão está inserido. Se em algum momento do acesso ocorrer dúvida ou dificuldade para encontrar algum serviço, o cidadão deve se orientar pelo telefone 158 (Alô Trabalho), disponibilizado na página acessada.

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