O Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Ambiental e Cultural de Contagem (Compac) promoveu, na noite da quinta-feira passada (12), a "2ª Edição da Comenda Antônio Maria da Silva - Mestre dos Arturos”. A solenidade, realizada no auditório da prefeitura, foi criada em homenagem às pessoas que contribuem para a preservação e manutenção da memória de Contagem e de seu patrimônio cultural. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej).
Segundo o superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Jorge Antônio dos Santos, a comenda leva o nome do mestre Antônio Maria da Silva, popularmente conhecido como “Seu Antônio”, como forma de homenageá-lo e à sua família pela contribuição dada à preservação e difusão do patrimônio da comunidade dos Arturos. “Essa comenda é uma homenagem ao seu Antônio, um dos maiores exemplos de dedicação, envolvimento e contribuição para a memória e cultura de Contagem, pelo que ele representou e ainda representa para a comunidade dos Arturos. É também uma forma de reconhecer e homenagear pessoas do município que tem um legado importante, no qual deve ser reconhecido”, afirmou.
De acordo com o diretor de Políticas de Memória e Patrimônio Cultural, Thomaz de Mares Guia Braga, a comunidade contagense escolheu dez moradores para serem indicados a Comenda. Dos dez indicados, o Compac selecionou quatro para serem homenageados.
Neste ano, os homenageados foram: José Darci Carvalho (In Memoriam), popularmente conhecido como Zé Goiano, e um dos criadores do “Encontro de Folias de Reis do Bairro Industrial”, festa popular e tradicional em Contagem.
Hytagiba Carneiro, responsável pela preservação de acervo com filmes, fotografias, cartazes, figurinos e objetos cênicos do cineasta Tony Vieira, um dos diretores que marcaram o cinema nacional na década de 1970. Carneiro participou da organização da “Mostra Tony Vieira - Cineasta de Contagem”, realizada na galeria do Centro Cultural, em 2009.
Miguel Ponsá Bonada, professor e historiador catalão que se estabeleceu em Contagem na década de 60, e foi coordenador da Casa de Cultura Nair Mendes Moreira. Ele se dedica a pesquisas sobre a história do Município de Contagem. Bonada participou ainda da criação de leis de proteção e criação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.
E, por último, Antônio Jorge Muniz, senhor “Toinzinho”, como é conhecido. Ele é capitão-mor dos Ciriacos e participou do prêmio Culturas Populares/2009. Atualmente, coordena o grupo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário - Ciriacos, criado em 3 de maio de 1954.
Familiares, amigos e autoridades do município estiveram presentes para prestigiar a solenidade. Quem recebeu a comenda em nome de José Darci Carvalho, falecido em 2015, foi Delfina Antonieta, viúva de Carvalho. Ela não conteve as lágrimas ao discursar. “A festa de Folia de Reis era a vida dele e, mesmo quando ele estava debilitado no hospital, não deixou de pedir que a gente não deixasse acabar a folia. Nossa família fica muito feliz com o reconhecimento que a prefeitura e a comunidade teve com ele por todo trabalho ao longos dos 33 anos”, afirmou.
O professor Miguel Ponsá Bonada revelou o contentamento pelo trabalho desenvolvido na cidade. “Trabalhei em uma entidade que me deu muita satisfação”, relembrando os tempos no Compac. Por sua vez, Hytagiba Carneiro fez um pedido a todos os presentes. “fico muito feliz em estar recebendo essa homenagem, mas o meu maior sonho é ver a reconstrução do nosso cinema”. Já Antônio Jorge Muniz agradeceu pelo reconhecimento ao seu trabalho, “Não tenho palavras para agradecer, muito obrigado por terem lembrado de mim para receber esse grande prêmio”, finalizou.
O representante do Compac chamou a atenção dos presentes para a importância da preservação do patrimônio e história de Contagem. “Temos que falar de como essa comenda é importante para a valorização do patrimônio da cidade. E temos que chamar a atenção dos nossos cidadãos para o patrimônio, para que as pessoas da nossa cidade reconheçam suas origens , suas histórias”, declarou João Flores.
Também estiveram na solenidade o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino da Silva; o secretário de Defesa Social, Décio Camargos; o subsecretário de Cultura, Esporte e Juventude, Mário Fabiano; além de representantes do Compac e dos vereadores Zé Antônio e Hugo Vilaça.