Contagem ainda não recebeu do Governo do Estado as doses de CoronaVac destinadas para a aplicação de segunda dose que deveriam ser entregues nesta segunda-feira (3/5). Como o quantitativo que a Prefeitura tem é insuficiente, os idosos que receberam a primeira dose a partir do dia 6 de abril deverão aguardar. O Ministério da Saúde já garantiu nova remessa da vacina CoronaVac e o novo calendário de vacinação deverá ser divulgado em breve.
A Prefeitura de Contagem continua hoje (4/5) a vacinação da primeira dose para os idosos acima de 60 anos que serão vacinados com o imunizante da AstraZeneca.
Segundo explica o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a reserva técnica de doses do município garantiu a aplicação da segunda dose da CoronaVac até essa segunda-feira (3/5), no entanto, é preciso receber mais doses para completar o esquema vacinal dos idosos. “ A falta dessas doses da vacina Coronavac está atingindo todo o país. O Ministério da Saúde ficou de enviar mais doses para os estados. Já solicitamos à Secretaria Estadual de Saúde e estamos aguardando essa remessa. Reforço que sempre seguimos as orientações do Governo do Estado sobre a quantidade de doses e o público-alvo no processo de vacinação contra a Covid-19”, afirmou.
Eficácia da vacina
O secretário também ressaltou que, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, prolongar a aplicação da segunda dose além do máximo de 28 dias entre as duas aplicações, conforme é necessário neste momento, não compromete a eficácia da vacina. “Assim que estes imunizantes chegarem ao município, daremos celeridade novamente na aplicação da segunda dose”, informou.
Contagem necessita de cerca de 3 mil doses da CoronaVac para completar o esquema vacinal dos idosos que receberam a primeira dose entre os dias 6 a 9 de abril e que deveriam receber a segunda dose nesta semana.
Repórter Vanessa Trotta