A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias municipais de Obras e Serviços Urbano e de Cultura, Esporte e Juventude, vem realizando intervenções em becos do bairro Eldorado. No último sábado (23), o beco de acesso à Escola Estadual Helena Guerra recebeu o Encontro Nacional Delas - Mulheres no Graffit. Coordenado pela grafiteira Carolina Jaued, o encontro reuniu mulheres de todo o país. “O trabalho é desenvolvido em várias cidades e, hoje, estamos em Contagem com 50 representantes femininas da arte do grafite. Nossa ideia com o projeto é fortalecer e valorizar o trabalho de cada mulher e mostrar que estamos no grafite, fazendo e acontecendo”, disse.
O administrador da regional Eldorado, José Carlos Menezes (Zézé), disse que foi observado que alguns becos do Eldorado precisavam de reforma e revitalização. “Os becos são instrumentos para facilitar o acesso das pessoas nas vias e garantir uma travessia rápida, porém, há algum tempo não recebiam os cuidados necessários. À princípio, priorizamos dez becos que dão acesso à avenida João César de Oliveira e estamos executando os seguintes serviços: novo piso, drenagem e fizemos parcerias com grupos de grafite que estão deixando os becos mais coloridos e como um espaço para valorização cultural”, destacou.
Além do beco de acesso à Escola Municipal Helena Guerra, a revitalização está sendo executada em outros locais. São eles:
A reforma dos becos faz parte do programa “Obra na rua, é rápida, é sua”, executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Nos próximos dois anos, a prefeitura vai entregar uma série de intervenções de saneamento, pavimentação, limpeza urbana, mobilidade e iluminação, feitas simultaneamente nas oito regionais. Os becos serão reformados e em todos eles serão colocados pisos drenantes, com acessibilidade, iluminação em LED e pintura antivandalismo.
Segundo o engenheiro Renato Mafra, o uso dos pisos drenantes nos becos traz importantes benefícios. “Durante o período chuvoso, toda a água é absorvida devido ao piso drenante. A água volta ao lençol freático, alimenta nascentes, é purificada e, dessa forma, colabora muito para que nas áreas baixas da cidade sejam reduzidas as inundações. É um trabalho que está começando beco a beco, obra por obra, e implementando este tipo de ação, estamos pensando no futuro para que nosso município sofra cada vez menos com inundações e outros problemas que podem ser causados pelas chuvas”, finalizou.