“A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida”. Através das palavras do escritor e poeta irlandês Oscar Wilde (1854-1900), a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude vem executando ações de fomento e incentivo à cultura, oferecendo à população uma gama de atrações e eventos gratuitos, nos espaços públicos do município.
Neste mês de abril comemoram-se os 21 anos do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos, referência do Patrimônio Artístico, Arquitetônico e Cultural da cidade. Inaugurados em 1998, após passar por intenso processo de restauração, os três casarões erguidos nos séculos XVIII e XIX são os exemplares mais marcantes da época setecentista. Localizados na rua Doutor Cassiano (antiga rua da Calçada), os imóveis pertenciam à família Rocha, de acordo com os registros e documentos, e conjugavam as funções comercial e residencial no aproveitamento e no uso dos espaços físicos, muito comum no passado histórico do município. No local, já funcionaram uma pousada, uma escola, alojamento, residências e a famosa Venda do Oldemar, um armazém onde se vendia de tudo: de querosene a toucinho de porco. Era o tradicional secos e molhados, local de passagem obrigatória tanto dos estudantes do Grupo Doutor Sabino quanto dos fiéis frequentadores das missas, procissões e de outras festas religiosas.
A agenda do mês atraiu centenas de pessoas, das mais diversas regiões da cidade, que puderam acompanhar os eventos, oficinas, exposições e atrações musicais oferecidas. Além disso, as visitas de estudantes da rede pública e privada ocorreram em grande escala, proporcionando interatividade, conhecimento e lazer para as crianças e adolescentes. “É sempre um prazer e uma alegria imensa receber as pessoas aqui no Centro Cultural. O nosso papel de educador e de agente cultural é transmitir para essa galera tudo aquilo que temos à disposição nestes espaços”, comenta o professor e artista plástico Olister Barbosa, um dos coordenadores da agenda de visitação.
O trabalho desenvolvido pela secretaria tem o objetivo de divulgar a arte e a cultura, em todas as suas formas, e ampliar o alcance destas manifestações por meio de ações participativas e integradas à comunidade. “A riqueza artística de nossa cidade é imensa. Temos um acervo público grandioso e artistas que ainda buscam mostrar seus trabalhos. É neste sentido que temos trabalhado, para oferecer espaço a todos. As ações implementadas pela Prefeitura, por meio dos projetos, editais e eventos abertos, têm trazido resultados altamente positivos. E, agora, com o resgate dos espaços do Centro Cultural, a tendência é de que estes resultados sejam ainda melhores. Então precisamos comemorar este e todos os outros aniversários, em grande estilo”, ressaltou o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça.
Desde o início do mês, a agenda trouxe palestras, oficinas, exibições de filmes, dança, teatro, música, literatura, poesia e exposições de arte. O lançamento do projeto “Quinta Cultural” garantiu mais um espaço para estas manifestações e foi transformado em edital para garantir a premiação dos participantes selecionados.
O encerramento da agenda comemorativa dos 21 anos será no sábado (27), com atrações para o público infantil e toda a família. O “Vem Brincar no Centro Cultural” vai trazer a Turma do Contagito e Mestre Amâncio, Roborracha, Grupo Trama, Bambulino e Grupo Kyrius, Bateria que Educa, Container com Letras e muita diversão no Laboratório de Desenho com Hyvall e no Espaço Kids.
A agenda de atrações está disponível no Portal da Prefeitura de Contagem. Clique aqui
Mais informações pelo telefone: 3352-5347.