Ipês amarelo, rosa e branco vão colorir os jardins da Escola Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, no bairro Bernardo Monteiro. Além dessas mudas florais para o jardim, a escola está ganhando do Projeto Cidade Verde um extenso pomar com 121 mudas de árvores frutíferas.
Alunos do 1º e 2º anos ajudaram a plantar as mudas dos ipês, na quarta-feira (24), e participaram de um momento lúdico de Educação Ambiental. As escolas onde o projeto ocorre também recebem o plantio de uma muda de jabuticabeira, árvore frutífera que é um dos símbolos da cidade. Os ipês têm a previsão de começar a florir em um ano e meio.
O plantio das mudas é mais uma ação do Projeto Cidade Verde, iniciado pela Prefeitura em 2017 com a meta de plantar 100 mil mudas em escolas, vias e jardins públicos e leito de córregos até 2020. Nas escolas, o projeto é executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O cidadão também pode participar do projeto solicitando uma muda na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), órgão executor do projeto que funciona junto ao horto de mudas, situado na rua José Cavalini, 15, bairro Cinco. Quem desejar a muda deve levar comprovante de residência em Contagem e Carteira de Identidade. Entres as mudas oferecidas estão ipês, quaresmeira, manacá, oiti, que podem ser plantadas no passeio ou dentro das propriedades.
Segundo o geógrafo Rodrigo Ribeiro, da equipe do Cidade Verde, já foram plantadas aproximadamente 50 mil mudas em várias regiões e locais. No próximo mês, iniciam o plantio ao longo do leito de córrego na regional Várzea das Flores, com o objetivo de reduzir o assoreamento. O Cidade Verde integra o programa Avança Contagem, constituído de mais 15 projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida na cidade.
O pomar da E. M. Coronel Antônio Augusto está sendo formado por 40 mudas de pé de laranja, 40 de pé de limão, 20 de pé de mexerica e 20 de pé de acerola, além da jabuticabeira. Para a vice-diretora Vaneide Borges, o projeto é muito bem-vindo pois, além de promover o verde, trazendo e ensinando a plantar e cuidar, conscientiza sobre o meio ambiente no contexto do ensino. “Estamos também conscientizando sobre cuidados ambientais, inclusive para se evitar doenças como a dengue. Vamos ter palestra sobre limpeza urbana no próximo mês”. A escola tem cerca de 600 alunos.
Brincadeira e educação
“É muito legal molhar a planta. Vamos ajudar a cuidar do ipê que ainda está pequeno”, disse Pedro Henrique de Paula Brito, de 6 anos, que regou a muda plantada em frente à sua sala de aula. Ele disse que está aprendendo a ler e, para ele, o melhor momento na escola é o do recreio, quando joga futebol.
Um momento em que as crianças interagiram bastante foi o do teatro, antes do plantio, com o professor de Artes, Geraldo Amâncio, e os educadores ambientais Rodrigo Ribeiro, Leandro Lopes e Ana Cristina Bezerra. A criançada se divertiu muito com as brincadeiras rítmicas ao som do violão e letras autorais do conhecido Mestre Amâncio.