Em apenas 10 dias, a Unidade Móvel OdontoSesc já realizou cerca de 100 atendimentos. O projeto é uma realização do Sesc em Minas, em parceria com o Sindicato do Comércio de Contagem e Ibirité e a Prefeitura de Contagem. O objetivo é oferecer tratamentos odontológicos, com procedimentos de baixa e média complexidade. Os atendimentos ocorrem em dois turnos, de 8h às 12h e de 13h às 18h, na praça Tiradentes, no centro da cidade.
O OdontoSesc vem agradando a população tanto de Contagem quanto de Ibirité. Júnior Antônio Costa, morador do bairro Alvorada, regional Sede, não frequentava um consultório odontológico desde 2017. “Achei muito bom o atendimento. As profissionais são maravilhosas. Não tenho nada para me queixar”, avalia.
A previsão inicial era de que 130 pessoas fossem atendidas pelo projeto. A representante do Sindicato de Comércio de Contagem e Ibirité, Mariana Rosa, ressalta que os usuários foram previamente cadastrados pela Prefeitura de Contagem e pelo sindicato. A carreta ficará na cidade até 30 de maio.
A unidade móvel conta com quatro consultórios odontológicos completos, área de escovação supervisionada, sala de esterilização e sala de raios-X. Quatro dentistas e dois técnicos em saúde bucal fazem parte do OdontoSesc em Contagem. “Parcerias como essa fortalecem ainda mais a saúde de Contagem, criando mais uma ferramenta para atender a demanda por odontologia no município”, ressalta o secretário de Saúde, Cléber de Faria Silva.
Na Unidade Móvel, são oferecidos os seguintes serviços:
• Restaurações em resina fotopolimerizável, amálgama e cimento de ionômero de vidro (CIV); • Tratamento de canal (dentes anteriores); • Cirurgias simples (extrações simples e restos radiculares); • Remoção de tártaro, limpeza e escovação supervisionada; • Radiografias odontológicas para pacientes em tratamento na Unidade Móvel; • Identificação e encaminhamento de casos de patologias bucais e alterações bucais e sistêmicas para atendimento especializado.