A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) iniciou o processo de formação continuada em Educação das Relações Étnico-Raciais. O primeiro módulo contou com ampla participação dos servidores das Unidades de Educação Infantil (Umeis) e da rede conveniada. O curso faz parte da rede de formação conhecimento, experiências práticas e diálogo. Serão realizados quatro encontros ao longo de 2019.
A proposta da formação é trabalhar as relações étnico-raciais na educação infantil a partir de análises e compreensão da construção histórica e social do racismo. Além da compreensão dos processos históricos estruturantes do racismo, busca refletir sobre estratégias para superação do racismo a partir da legislação vigente, e para a implementação de ações voltadas para a educação das relações étnico-raciais.
“A formação continuada é a base para a consolidação de projetos pedagógicos que visem o estudante em sua diversidade, com respeito e entendimento das diferenças. Educar para a igualdade racial, pressupõe reconhecer que a escola é o espaço da alteridade e estar atento à função social da escola. As metodologias e planejamento contribuem para o processo de transformação, no entanto, não transforma em si só pensamentos estruturados que são parte de construções sociais. Necessário compreender o espaço escolar para além da formalidade do ensino. A escola é um espaço sócio e cultural, logo é o lugar das diferenças. A educação é fundamental para a construção positiva da identidade racial”, destacou diretora de Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Cidadania da SEDUC, Rosângela da Silva.
Ao longo dos quatro módulos será possível estimular práticas pedagógicas de educação das relações étnico-raciais e trocar experiências entre as unidades escolares do município de Contagem.