A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu treinamento de manejo clínico de atendimento para arboviroses, com ênfase na dengue, para médicos e enfermeiros das Upas e do Complexo Hospitalar na quinta e sexta-feiras (dias 21 e 22), na UNA Contagem. A capacitação faz parte do cronograma de ações planejadas pela SMS. “Quanto antes houver o manejo bem feito, o risco de evolução para um estado grave será menor”, afirma Flávio Luiz dos Santos, superintendente de Urgência da Secretaria de Saúde.
No dia 21, o público foram os médicos, e o treinamento foi ministrado pela médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Tânia Marcial. “Estamos numa franca epidemia de dengue”, alerta a médica. “Nosso objetivo aqui é treinar os profissionais das Upas para um atendimento adequado, principalmente quanto à hidratação dos pacientes.”
Os procedimentos que devem ser adotados pelos profissionais da saúde são os mesmos dos últimos anos. O treinamento serve para reforçá-los. Médicos e enfermeiros precisam ter firmeza na classificação de risco de cada paciente para que seja feito o tratamento adequado. “Precisamos chamar a responsabilidade de cada um de nós na assistência às pessoas. O profissional precisa reconhecer em qual estágio está a doença para fazer a hidratação correta”, destaca a médica Tânia Marcial.
No dia 22, Referências Técnicas de Enfermagem e enfermeiros do serviço de Urgência e Emergência participaram do treinamento, ministrado pela diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vercelli Andrade. Eles receberam a incumbência de retransmitir o que ouviram para os demais profissionais de cada unidade de saúde.
Na avaliação de Flávio dos Santos, o treinamento atingiu seu objetivo. “O feed-back foi muito positivo por parte dos profissionais. Fizemos estudos de casos verídicos, que se enquadram no dia a dia deles. Isso causa um envolvimento muito bom”, comenta o superintendente de Urgência da Secretaria Municipal de Saúde.