Na última terça-feira (12), um grupo de 20 jovens atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Contagem curtiu uma tarde de cultura e lazer no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.
A comitiva foi acompanhada por servidores do CAPSi – dois enfermeiros, um assistente social e quatro técnicos de enfermagem. A visita ao Museu teve o objetivo de propiciar a esses jovens a oportunidade de conhecer uma realidade cultural que se oponha ao quadro de vulnerabilidades sociais em que suas famílias estão inseridas.
A diretora do Núcleo de Saúde Mental CAPSi, a psicóloga Delzira de Oliveira Baldoino, conta que o CAPSi tem realizado passeios mensais e atividades educativas semanais voltadas à inclusão social e ao fortalecimento do protagonismo dos jovens atendidos no equipamento. “A partir dessas atividades, é possível perceber potencialidade nos usuários, inclusive no que tange à arte. Visitar o Museu vai ao encontro das atividades grupais desenvolvidas no CAPSi, como os grupos de arteterapia”, diz a psicóloga.
Saiba mais sobre o CAPSi
O CAPSi é um equipamento da urgência psiquiátrica da rede SUS Contagem e, portanto, opera no sistema de “porta aberta” para receber um público com idades entre zero e 18 anos.
Atualmente, 266 pacientes estão em atendimento no CAPSi. O público atendido é composto por pessoas em situação de crise com transtornos psiquiátricos e alteração significativa do comportamento, como psicóticos, neuróticos, autistas e deficientes mentais. Há também os atendimentos ligados a tentativas de autoextermínio e uso abusivo de álcool e outras drogas.
Qualquer pessoa compreendida na faixa etária que vai de zero a 18 anos pode acessar o serviço. Após o acolhimento na unidade, o atendimento se dá conforme o Projeto Terapêutico Singular: os casos graves ficam em Permanência Dia (PD) no horário integral, outros ficam em PD no contraturno escolar e há, ainda, e os que são atendidos semanalmente em ambulatório, quando há redução do agravo clínico. Os jovens acolhidos chegam por demanda espontânea ou por encaminhamento de equipamentos das redes de Saúde, Educação, Assistência Social e do Conselho Tutelar.
“O atendimento no CAPSi busca a redução da sintomatologia que corroborou na crise, ou remissão da crise. E quando o usuário encontra-se estável, devido à redução de complexidade, ele é encaminhado para a equipes de Saúde do território em que sua família é referenciada”, explica a diretora Delzira de Oliveira Baldino
O CAPSi fica localizado na Urucuri, nº 130, bairro Eldorado. O horário de funcionamento é das 7h às 18h, de segunda à sexta-feira.