Você sabia que em Contagem tem um serviço de assistência à saúde oferecida na residência do paciente? O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é uma referência nacional na desospitalização de pacientes que apresentam condições de seguir com o tratamento no próprio domicílio.
Em novembro de 2018, o Ministério da Saúde atendeu à um pedido do Município e publicou uma portaria autorizando a implantação de mais uma Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD) e três Equipes de Apoio (EMAP). Contagem já contava com seis equipes EMAD.
A EMAD é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e técnicos de enfermagem. Já, a EMAP é composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e cirurgião dentista.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva, com a ampliação das equipes, Contagem atenderá 40 pessoas via EMAD e 150 pela EMAP. “Enquanto o país passa por uma crise que afeta os municípios, Contagem está na contramão e investe cada vez mais na saúde”, disse.
O superintendente de Urgência e Emergência, Flávio Luiz dos Santos, destacou que não existia a reabilitação domiciliar na modalidade de atendimento ofertada a partir de agora. E também, não se tinha uma equipe específica para o cuidado paliativo.
Flávio destacou o avanço para o SAD-Contagem. “Ampliamos um serviço que é referencia no país, e criamos um novo que com certeza, também será excelência no atendimento”. O superintendente lembrou que os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, UPA´s e Hospitais.
O diretor do SAD, Erivelton Cordeiro Carvalho, informa que as novas equipes entrarão em atividade imediatamente, beneficiando pacientes em reabilitação domiciliar, pacientes que dependem de aparelhos para respirar e pacientes em cuidados paliativos, conforme protocolo definido pelo Ministério da Saúde.
Reconhecimento
Em 2017, o trabalho promovido pelo SAD Contagem foi premiado durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que selecionou 36 finalistas entre mais de 500 experiências na área da saúde participantes.
Em 2018 o SAD Contagem foi escolhido como Pólo, junto com outros Municípios do Brasil, para integrar o Projeto Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar, cujo objetivo é qualificar a gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar (SADs) brasileiros, possibilitando melhorias nos processos de trabalho e o aumento da complexidade do cuidado ofertado.