Contagem tem o segundo maior Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel) entre os municípios mineiros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. A pesquisa inédita foi divulgada nesta semana. O Sebrae analisou 135 indicadores que abrangem cinco grandes áreas: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (informações do comércio internacional).
Além da 2ª posição geral no ranking estadual, Contagem se destaca como 1º lugar em Minas na Inserção Competitiva. No ranking nacional, aparece na 35ª posição com Isdel 0,488, numa escala que vai de 0 a 1. Quanto maior o índice, maiores as condições para o crescimento econômico e social.
“O Isdel é uma das iniciativas do Sebrae para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local. O objetivo é reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. Por isso é feita a análise de dados sobre as cinco dimensões responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local e a partir dos resultados apresenta as potencialidades e fragilidades desses territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas, focadas nas necessidades de cada cidade ou Estado”, explica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.
Melhor que as capitais
No ranking dos Estados, Minas Gerais ficou em 8º lugar no Isdel. No das capitais, Belo Horizonte aparece em 5º, com 0,576, atrás de São Paulo (0,795), Rio de Janeiro (0,631), Curitiba (0,588) e Porto Alegre (0,577). Na comparação proporcional, ou seja, considerando a extensão territorial e o número de habitantes, os números de Contagem também são positivos. A cidade empata e até supera grandes capitais em diversos quesitos referentes à Governança para o Desenvolvimento.
Na subdimensão Gestão Pública, por exemplo, Contagem supera Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Em Articulação, empata com BH e supera as demais capitais que aparecem entre as cinco no ranking nacional. Em Participação e Controle Social, Contagem deixa o Rio de Janeiro para trás.
“Mesmo algumas cidades tendo características semelhantes em porte populacional, elas podem se diferenciar em aspectos como educação, inovação, infraestrutura e renda, entre outros fatores que o Isdel considera como subdimensões, que podem ser avaliadas separadamente para comparar o que é mais desenvolvido em uma cidade do que em outra”, explica Felipe Melo.
Acima da média estadual
Contagem também está acima da média estadual em quatro das cinco dimensões abordadas pelo Índice. Neste comparativo também se destaca a Governança para o Desenvolvimento. Contagem tem 0,662, enquanto a média estadual é de 0,478. Na dimensão Capital Empreendedor, Contagem registra 0,655, e a média no Estado é 0,611. A Organização Produtiva de Contagem atingiu 0,559 e a média dos municípios mineiros é 0,439. Na Inserção Competitiva, Contagem tem o maior índice do Estado, com 0,190, e a média mineira é 0,100.
“Dão resultados que devem ser comemorados como frutos de uma série de políticas públicas assertivas com foco nas necessidades locais, atendendo às recomendações do próprio Sebrae na promoção do desenvolvimento social inclusivo, econômico e sustentável”, avalia o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Schmiett Terres.
O Isdel será atualizado anualmente de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais. O Índice permite comparar Municípios com portes semelhantes e graus de desenvolvimento diferentes para apontar onde estão as oportunidades e as fragilidades em relação aos fatores de desenvolvimento e gerar políticas públicas mais objetivas e eficientes.
Cidades mineiras com maiores índices (Fonte: Isdel/Sebrae) Belo Horizonte (0,576) Contagem (0,488) Uberaba (0,472) Juiz de Fora (0,465) Varginha (0,458) Nova Lima (0,446) Sete Lagoas (0,445) São João del Rei (0,443) Divinópolis (0,441) Pouso Alegre (0,436)