Os vários métodos contraceptivos, suas vantagens, riscos e eficácia foram o assunto da palestra proferida pelo médico Wilton Braga de Oliveira Júnior para as servidoras do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) nesta quarta-feira (17), pela manhã, no auditório do Centro Materno Infantil, dentro da programação especial da campanha Outubro Rosa. As funcionárias aproveitaram a oportunidade para esclarecer diversas dúvidas sobre contracepção.
“Achei a palestra ótima, bem esclarecedora. Nesse assunto, há muitas coisas que as mulheres acham que é mito, mesmo sendo profissional de saúde”, observou Luciana Santos, enfermeira do Bloco Obstétrico. “Foi bom até para podermos orientar melhor as pacientes, num efeito multiplicador desses ensinamentos.”
Esse foi o mesmo ponto destacado pela técnica de enfermagem do Posto de Atendimento Pediátrico e doula Diva de Fátima Gomes de Almeida: “Muitas mãezinhas perguntam sobre isso para a gente. A palestra foi muito boa, esclarecedora. Aprendi muita coisa”.
A motofretista da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Heloísa, fez várias perguntas ao médico palestrante, aproveitando bem a oportunidade que teve para esclarecer o assunto. “Deu para tirar todas as minhas dúvidas. A explicação foi muito boa e me fez repensar bastante sobre meus métodos contraceptivos”, afirmou.
O principal alerta que o médico Wilton Braga Júnior fez foi que não há “o melhor” método contraceptivo. “O melhor depende de cada paciente. O ginecologista orienta, mas a decisão é da mulher”, ressaltou o coordenador de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Materno Infantil (CMI).
Na palestra, o médico explicou os métodos de barreira e comportamentais e falou sobre os anticoncepcionais hormonais, de emergência (a chamada pílula do dia seguinte) e a contracepção cirúrgica. O doutor Wilton Braga também abordou o risco de trombose na gravidez e durante o uso de pílulas anticoncepcionais.