A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove cursos de capacitação para os catadores de materiais recicláveis. Os cursos acontecem no Centro de Referência da Coleta Seletiva - Reciclar Perobas e reúnem os integrantes das duas associações de catadores que têm convênio com a Prefeitura de Contagem: Coopercata e Asmac. Juntas, as associações têm cerca de sessenta catadores cadastrados.
“Temos tido um alcance muito bom. A presença tem sido de quase a totalidade dos catadores cadastrados”, afirma João Batista, superintendente de Resíduos Sólidos da Semad. “Após fecharmos esse ciclo, vamos abrir outro direcionado aos catadores independentes, que queremos trazer para dentro das associações”, completa.
São ofertados cursos que abrangem noções de administração, empreendedorismo, cooperativismo e mercado de trabalho, além de treinamento em triagem de materiais recicláveis e controle de qualidade; saúde e segurança; educação ambiental; normatização, classificação de resíduos e valor econômico.
Isabel de Paula Souza, 48 anos, catadora há mais de vinte anos e associada Asmac há onze, conta que a atividade é responsável por todo o orçamento familiar e que está aprendendo a gerir melhor o trabalho. “O curso é muito importante porque ensina a gente a tocar o nosso negócio. Ele traz um conhecimento que o catador não tem, porque a gente acha que é só catar, vender e receber nosso dinheirinho. Aqui nós estamos aprendendo a separar direito o material para que chegue na empresa mais valorizado e a gente ganha mais. Esse curso aumenta nossa autoestima e eu saio daqui orgulhosa do meu trabalho.”
Os treinamentos acontecem a cada quinze dias e são divididos em quatro módulos. Concluído o treinamento, será feito um planejamento para que os catadores independentes sejam também alcançados.