Marcando o encerramento da Semana Florestal em Contagem, crianças entre 6 e 13 anos de idade deram sua contribuição ao meio ambiente plantando mudas de ipê e ingá próximo ao aterro sanitário, na via expressa de Contagem, neste sábado (22).
Cada árvore plantada foi batizada com o nome da criança responsável pelo plantio. Para Ana Carolina Rosa das Graças, de 11 anos, um orgulho, pois agora “tenho uma árvore minha, que eu plantei. ” Consciente sobre a importância do plantio, a estudante Júlia de Carvalho Lacerda também já tem a sua árvore e sabe que está contribuindo para deixar o ar mais puro e a cidade mais bonita.
A inserção de crianças no cuidado com o meio ambiente faz parte de um projeto do Rotary kids, que envolve a participação de dez crianças entre 6 e 13 anos. “A iniciativa de participar desse plantio de árvores foi das próprias crianças”, diz a coordenadora do Rotary Kids, Consolação Malta.
De acordo com o superintendente de Controle Ambiental da Prefeitura de Contagem, Eric Machado, foram plantadas 100 mudas e mais 300 foram doadas à população. “A estratégia é inserir a população nessas atividades para que ela seja parceira, ao entender a importância da arborização e dos cuidados com o meio ambiente. ”
A meta da Prefeitura é transformar Contagem numa cidade verde, ao atingir plantar cem mil árvores até o final de 2020. Segundo Eric Machado, as crianças estão inseridas nesse trabalho para que, desde cedo, tenham consciência da preservação do meio ambiente.
Durante toda a semana, que marcou o início da primavera, além do plantio e distribuição de mudas de árvores, foram realizadas diversas atividades, incluindo um mutirão de limpeza da orla da Lagoa de Vargem das Flores com a participação da comunidade local.
A Semana Florestal, que é tradicional na cidade, foi promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Copasa e do Rotary.