Os frequentadores do Parque Municipal, em Belo Horizonte, tiveram suas rotinas alteradas nessa terça-feira (4). Um acidente envolvendo um avião e um automóvel, dentro do parque, chamou a atenção de dezenas de curiosos. O susto passou ao descobrirem que se tratava do projeto “Simulado de Trauma 2018”. A ação é um treinamento promovido pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), que simula um atendimento de emergência.
Além do Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, por meio o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Contagem, foram parceiras da ação. No total, 20 profissionais do Samu Contagem, coordenador-geral da ação, participaram do simulado.
O diretor-geral do Samu de Contagem, Hudson Douglas, destacou que essa é segunda vez consecutiva que a equipe participa do projeto. Hudson ressaltou, ainda que o Samu de Contagem, juntamente com o Samu de Santa Luzia que também participou da ação, são referências no Estado. “Para nós é um orgulho participar de uma ação como essa. É um reconhecimento do trabalho desenvolvido por nossa equipe”, comemorou.
Essa foi a quinta edição do evento. O treinamento preventivo contou com um automóvel e um avião especialmente preparados para a ação. Participaram 20 atores, alunos da Faculdade de Ciências Médicas, que se maquiaram para simular vítimas de acidentes de trânsito. O treinamento foi preparado desde o início do ano.
A coordenadora do curso de Enfermagem da FCM, Fernanda Batista, destacou a importância do treinamento, ressaltando que a ação envolveu as quatro áreas da faculdade, medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia. “Essa ação é muito importante por envolver as quatro áreas, e prepara os alunos para uma situação real. Os estudantes colocam em prática os ensinamentos do dia a dia”.