A Secretaria de Defesa Social, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Municipal (CICC-M), promoveu no último sábado (7), uma blitz integrada com todos os órgãos de segurança municipal e estadual. A operação foi feita na Via Expressa de Contagem, com o objetivo de fiscalizar e orientar os motoristas quanto ao consumo de álcool e direção. Também foram verificadas outras questões, como impedimentos judiciais, aspectos de conservação e manutenção dos veículos.
A ação contou com a presença da Guarda Civil de Contagem (GCC), Defesa Civil, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao todo foram abordados 67 veículos, sendo 20 motocicletas e 84 pessoas. Também foram expedidos 11 autos de infração de trânsito e feitos 32 testes de etilômetro. Além disso, três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidas por recusa de realização do teste.
O superintendente do CICC-M, Stéfano Corradi, ressalta a importância das ações integradas em Contagem, “a promoção de ações como esta faz com que a segurança pública seja mais eficaz, e contribui também para que os pontos que precisam de mais intervenções dos órgãos públicos de segurança sejam identificados”.
Para o motorista que foi abordado na blitz, Raimundo Genésio Mendes, esse tipo de ação aumenta a sensação de segurança, “me sinto mais protegido no trânsito quando vejo ações como essa na cidade, mostra que a lei está sendo cumprida de fato e sou a favor que elas sejam frequentes para que os infratores recebam a punição adequada”, salienta.