Mais uma reunião entre o poder público e a comunidade do Nascentes Imperiais está marcada para esta terça-feira (9/9), no Espaço Paixão (rua Ipê Amarelo, 216), dando seguimento aos encontros que vem ocorrendo a fim de que a participação popular tenha papel fundamental nos processos de regularização fundiária e urbanização em andamento.
Desta vez, o foco das pautas será, principalmente, o reassentamento habitacional e os serviços públicos a serem implantados para uso da comunidade. O Nascentes Imperiais, em Contagem, foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, com investimentos que vão garantir sua urbanização completa. Com as obras, o bairro dará passos importantes rumo a um ambiente mais seguro, qualificado e com qualidade de vida para sua população.
Reuniões anteriores
Em junho, representantes da Prefeitura de Contagem se reuniram em uma das assembleias para apresentar as propostas, debater e ouvir demandas da população. Segundo a secretária de Habitação, Mônica Bedê, os principais problemas identificados na área são a precariedade das vias públicas, a falta de saneamento básico, a ausência de espaços de lazer e equipamentos comunitários, além do risco enfrentado por famílias que vivem sob uma linha de distribuição de energia elétrica da Cemig.
O bairro, localizado na bacia de Vargem das Flores, também se caracteriza pela grande presença de nascentes e cursos d’água, o que exige atenção especial às áreas de preservação permanente. “Os recursos do PAC são fundamentais para melhorar as condições urbanísticas, ambientais e sociais do bairro, sempre em sintonia com as demandas da população”, destacou a secretária.
Propostas já discutidas com a comunidade
Entre as intervenções discutidas estão:
Requalificação viária: melhorias nas ruas, criação de estacionamentos públicos e mudanças no tráfego para facilitar a circulação e integração com bairros vizinhos.
Saneamento básico: implantação de redes de drenagem pluvial, abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo interceptor ao longo dos cursos d’água.
Parque linear: criação de área verde integrada aos cursos d’água, unindo preservação ambiental e lazer para os moradores.
Soluções sustentáveis.