Contagem voltou a se transformar no ponto de encontro de uma galáxia mágica e não tão, tão distante! Em sua quarta edição, o Festival Contagem Geek provou que veio para ficar, reunindo, no Parque Cataguás (Fernão Dias), fãs em clima de muita diversão. A atmosfera era de pura magia, como se todos os universos da cultura pop tivessem convergido para um único ponto. O local foi tomado por heróis, vilões, princesas e personagens de filmes, animes e games, que se uniram em uma celebração épica de alegria e desde as primeiras horas do festival, era possível sentir a energia no ar. Pessoas de todas as idades, muitas em seus cosplays, caminhavam pelos espaços temáticos.
Várias pessoas compareceram ao festival fazendo cosplay de seu personagem preferido, o que demonstra a paixão dos fãs pelo universo geek - Fotos: Luci Sallum/PMC (2 e 4) e João Pedro Alcnatara/PMC (1 e 3)
E como em todo bom crossover, ninguém precisou disputar ingresso: a entrada foi totalmente gratuita, sem retirada prévia de ingresso, o que garantiu que heróis, vilões, jedis, bruxos e gamers pudessem se encontrar em um mesmo espaço para compartilhar paixões, risadas e muitas selfies.
A prefeita Marília Campos deu as boas-vindas ao público e com bom-humor interagiu com os presentes. “Eu tenho um apelido: Marília das praças, sabiam disso? Mas tenho recebido outros por onde eu passo: Marília do Cemei, Marília do asfalto, Marília da educação e, agora, Marília do Cosplay. É uma alegria tão grande estar aqui que minha vontade é dançar e fazer um cosplay junto com vocês. É muito bom ver tanta gente reunida, não apenas de Contagem, mas de outras cidades. Sejam bem-vindos a essa grande fantasia”.
O secretário de Comunicação, Rodrigo Paiva, explicou que o Geek nasceu do sonho da juventude de realizar em Contagem um evento do gênero. A ideia foi abraçada pela Prefeitura há quatro anos e, hoje, movimenta milhares de pessoas que estão ajudando a construir essa história.
“O Contagem Geek não é apenas um evento; é uma celebração da cultura pop, um ponto de encontro
que se consolida como um dos maiores eventos geeks de Minas e do Brasil.
O nosso grande diferencial é o formato: ele é realizado em um espaço público, aberto e totalmente gratuito.
Isso o torna um evento verdadeiramente democrático e popular, acessível a todos”.
Secretário de Comunicação, Rodrigo Paiva
Momentos Inesquecíveis
A galáxia geek também foi espaço para momentos de conexão e nostalgia. O bate-papo inspirador com o dublador Manolo Rey, a voz brasileira de personagens icônicos como o Gohan, de Dragon Ball Z; o Homem-Aranha, de Tobey Maguire; Sonic; Will Smith, em Um maluco no pedaço; entre outros, foi um dos pontos altos do evento.
“A primeira coisa que eu perguntei quando eu cheguei aqui, porque eu não sabia mesmo, foi: Quem nasce em Contagem é?... Disseram: contagense. Eu disse: é contagiante! Vocês são contagiantes!!! Ver crianças, jovens, famílias aqui, nesse dia lindo, se divertindo, adquirindo cultura, conhecimento é contagiante! Acordei às 4 da manhã para estar aqui agora, mas cada rostinho iluminado, cada sorriso, faz todo esforço valer a pena. Estou emocionado com tudo isso”, destacou Manolo Rey.
Manolo brincou com o público, respondeu perguntas e contou curiosidades de sua trajetória como dublador, deixando o público hipnotizado - Fotos: Luci Sallum/PMC
Ele chegou cedo ao parque, caminhou entre o público, visitou os espaços temáticos e deixou o público, em êxtase, compartilhando curiosidades do universo da dublagem e histórias de bastidores sobre as vozes que marcaram gerações. Mesmo depois de cerca de 50 minutos de bate-papo, esbanjou simpatia ao distribuir autógrafos e tirar fotos com centenas de fãs e fez brilhar os olhos de quem cresceu ouvindo sua voz.
Manolo Rey andou pelo parque, prestigiou expositores, conversou com fãs, além de distribuir autógrafos e tirar fotos, dando um show de simpatia - Fotos: Luci Sallum/PMC (1) e João Pedro Alcântara/PMC (2 e 3)
Paixão em cena
Uma das atrações mais aguardadas pelo público do festival é o Concurso de Cosplay, no qual a paixão pela arte brilhou intensamente. Trajes detalhados e performances impecáveis transformaram o palco em uma passarela de personagens inesquecíveis. Tradição no festival, o concurso é dividido em duas modalidades, desfile e apresentação. Ao todo, 35 pessoas se inscreveram, 25 para o desfile e dez para a apresentação, e deram um show de criatividade em suas composições tematizadas.
Jurados do Concurso de Cosplay - Foto: Luci Sallum/PMC
O júri do concurso contou com nomes renomados do meio: os jurados Daysuke, que atua no cenário há 16 anos; Shirou e Kamei, que atuam no meio há mais de 15 anos. Daisuke, contou que os critérios de escolha do vencedor passa pela inventividade do artista, desenvoltura, enredo e outros critérios.
“A gente avalia a confecção da roupa, o quão fiel é ao personagem, a referência apresentada, os acabamentos, a inventividade, os recursos que os artistas usam para poder tirar do papel a ideia. Na parte da atuação, a gente analisa desenvoltura, criatividade, qualidade do áudio, enredo, se conseguimos entender com clareza a ideia que está ali sendo apresentada”, afirmou.
Ele também chamou a atenção para o alto nível das apresentações. “O nível dos competidores estava extremamente alto, as roupas com bastante qualidade, muitas técnicas novas e bastante criativas. As apresentações impactaram, surpreenderam e levantaram o público. Foi um concurso de altíssimo nível!”, ressaltou.
Depois de apresentações muito caprichadas no palco principal, os vencedores das duas categorias foram anunciados. Na Categoria Desfile, em terceiro lugar ficou Patrícia Silva, com Enmusubi, do jogo Onmyoji; o segundo lugar foi para Nicoly Rafaelle, com ABA do game Guilty Gear; e na primeira colocação Verônica Sobrinho, com o personagem Xiao, do game Genshin Impact.
“Eu me sinto realmente muito feliz, porque tinham muitas pessoas talentosas. Subir no palco é uma experiência muito emocionante. Pegar o primeiro lugar em meio a tanta gente boa, a tanta ansiedade, a tanta pressão é realmente bem legal”, comemorou Verônica, após vencer o desfile.
Verônica Sobrinho, Nicoly Rafaelle e Patrícia Silva ficaram com o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente - Fotos: Luci Sallum/PMC
Na Categoria Apresentação, o terceiro lugar ficou com Melânya Fiaux, como Glinda do filme Wicked; o segundo lugar foi para Júlia Letícia, como Okoye, membro da Dora Milaje do universo da Marvel; e o primeiro lugar ficou com Poliana Patrocínio, como Mirabel Madrigal, do filme Encanto da Disney.
“Estou muito emocionada, para falar a verdade estava bem difícil, eu falei assim nossa os jurados vão ter trabalho, porque a concorrência era muito grande, mas estou muito feliz com o resultado”, comemorou Eliana, vencedora da modalidade de apresentação do concurso.
Na categoria apresentação Poliana Patrocínio, Júlia Letícia e Melânya Fiaux levantaram e emocionaram o público com suas performances - Fotos: Luci Sallum/PMC
A cosplayer Raquel, conhecida também como Ra Morais, estava curtindo o evento devidamente vestida como o famoso vilão da Marvel, Loki, e apontou a importância da valorização dessa arte. “Eu acho muito legal essa iniciativa da Prefeitura, porque é um nicho. O cosplay na verdade não é simplesmente brincar de vestir uma roupinha. É uma arte. Independente se é um cosplay simples ou um extremamente elaborado, é trabalho, é criatividade”, afirmou.
Felipe André veio ao Contagem Geek como um personagem de criação própria e mesmo não participando do concurso, demonstrou animação ao ver seus colegas se apresentarem. “Inspira muito eu fazer o meu próprio cosplay e ver que o pessoal tá lá em cima do palco, principalmente porque eu acompanho a maioria deles fazendo o cosplay do zero. É muito inspirador!”, disse.
Coreografias de tirar o fôlego
Uma das atrações mais aguardadas pelos fãs da cultura oriental foi o tradicional Concurso de k-pop, gênero musical originário da Coreia do Sul que virou sucesso entre jovens, crianças e adultos em todo o mundo.
Jurados do Concurso de K-pop - Foto: Luci Sallum/PMC
O concurso contou com um júri de peso: Laís, cover de k-pop há 10 anos, apaixonada pela cultura coreana, atua como jurada em competições há 5 anos; Haen, professora de dança k-pop há mais de 6 anos, com quase 10 anos no cenário k-cover, atua como jurada em eventos pelo brasil; e Dener, que atua na cena desde 2010 e já foi jurado em várias competições de k-pop.
“A competição de k-pop é uma competição cover, então avaliamos o figurino, a coreografia, a sincronia, entre outros elementos. São muitos pontos e detalhes envolvidos”, disse Dener ao explicar como são feitas as avaliações.
A grande vencedora do concurso, Lizzy, encantou o público com seu talento e carisma. Ela contou como foi a emoção de ter ganhado a competição. “Nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar. Dei muito duro para estar aqui. Estou muito feliz!”, relatou eufórica. O segundo lugar ficou com Arikani e o terceiro com Amanda Veiga.
Artemis Alice, morador de Belo Horizonte, prestigiou o evento e gostou de ter presenciado a atração. “É a primeira vez que venho ao Contagem Geek. O concurso foi maravilhoso, sempre participo desse tipo de evento, adorei assistir”.
Com performances eletrizantes que fizeram o público vibrar e dançar junto, Lizzy, Arikani e Amanda foram as vencedoras do Concurso de K-Pop - Fotos: José Pedro Alcântara/PMC (1 a 3) e Luci Sallum/PMC (4)
Atrações de outro mundo
Durante todo o dia o público pôde viajar por mundos fantásticos com uma programação intensa e o palco principal foi o epicentro de grandes emoções. A banda The Call of Nerds levou a galera à loucura, cantando e dançando ao som de clássicos de animes, filmes e hits de sucesso que foram verdadeiras viagens no tempo.
As atrações do palco principal fizeram o público vibrar, cantar e dançar em sintonia - Fotos: João Pedro Alcãntara/PMC (2) e Luci Sallum/PMC (1 e 3)
A dança medieval e o grupo Excalibur transportaram a plateia para um reino de cavaleiros e dragões, com coreografias que pareciam ter saído de uma aventura fantástica. Enquanto a batida vibrante do Taiko Raiki Daiko, com seus tambores japoneses, ecoou pelo parque, celebrando a rica cultura oriental.
Morador do bairro Jardim Industrial, Anderson Alves é um grande apreciador da cultura oriental e gostou da apresentação. “Eu sempre fui muito fã da cultura japonesa. Esse tipo de apresentação é muito bem sincronizada e ensaiada. Chegou a me arrepiar!”, elogiou emocionado.
Parte da tradição japonesa o taiko (tambor), é utilizado em diversas ocasiões, como comunicação, rituais religiosos e festivais - Fotos: Luci Sallum/PMC
Outra atração aguardada pelo público é a invasão Jedi promovida pelo bloco Unidos da Estrela da Morte, que também participou do pré-Carnaval de Contagem. Chewbacca, Darth Vader, Luke Skywalker, guardas do Império, entre outros personagens de Star Wars colocaram todos para dançar.
Participante do bloco, Andreia Abreu contou a sua experiência com o evento. “É maravilhoso participar, pois a estrutura é boa, o acesso é fácil e extremamente organizado”. Cida Puluca, moradora de Lagoa Santa, veio de longe para acompanhar o bloco. “Eu adoro esse bloco! Eu os acompanho para todos os lugares. E o evento está incrível!”.
Espaços e experiências mágicas
Além das atrações do palco principal, o festival trouxe áreas de convivência que foram verdadeiros portais para novas experiências: lounge geek, barracas com itens colecionáveis raros e espaços temáticos para todas as tribos: Kids, Tech, K-pop, Medieval e Jogos, garantindo que cada visitante encontrasse seu cantinho favorito. O evento contou ainda com o estande da Estação Juventude com câmera fotográfica 360, onde o público pôde brincar e fazer diversos vídeos.
Segundo um dos idealizadores do evento, o jornalista Yuri Soares, o ambiente é criado para a alegria do público e essa é a motivação para continuar realizando o festival. “Todos os espaços são pensados para o público, para eles virem e se divertirem. As atividades são gratuitas. Estamos na quarta edição e o que a gente tem de retorno é que as pessoas vêm em peso, porque gostam. O retorno é positivo e a gente continua fazendo por isso”.
No espaço medieval as pessoas podiam testar as suas habilidades ou descobrir as que possuíam em atividades, como o arco e flecha, em que tinham que atingir os “monstros”; e a arena de combate, com a simulação de duelo de espadas (de espuma para a segurança de todos). O espaço também contou com produtos artesanais, bebidas da época e alimentação.
Comandante do espaço medieval e capitão do navio Excalibur, que leva as atividades para o evento, Will Moraes destacou a importância do envolvimento com experiências diferentes e o impacto que exerce na vida das pessoas. “A gente que trabalha com o lúdico, espera que haja uma imersão, que a pessoa tenha um descanso do cotidiano para relaxar. Tem esse afastamento um pouquinho da realidade, não como fuga, mas como um recarregamento de energias para encarar a vida. Esse é o papel da fantasia na minha opinião”.
Para os fãs das sociedades e tradições orientais, especialmente a sul-coreana, o Espaço K-pop levou muita dança e música para crianças, jovens e adultos que se jogaram em coreografias de eletrizantes.
Todos os espaços do Contagem Geek são projetados em detalhes para proporcionar aos visitantes o máximo de diversão - Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
A moradora de Contagem, Luana Oliveira, estava prestigiando o espaço e comentou sobre o impacto desses eventos, principalmente para os entusiastas da cultura asiática. “Eu acho o evento incrível porque ele proporciona entretenimento para as pessoas que gostam de cultura asiática, sendo bem acessível. Isso é muito legal, porque a maioria das pessoas não têm a oportunidade de alcançar esses espaços quando são pagos”.
No espaço de jogos, estava presente a Zion, escola que oferece cursos na área de design, vídeo 3D, inteligência artificial, criação de jogos e afins. A escola trouxe a estrutura da arena de games para o evento pelo seu terceiro ano seguido, oferecendo diversos games como o PlayStation 5, Xbox e PlayStation 4. Além de sortear diversos brindes.
Alan Morais, integrante da direção da Zion de Contagem, estava pela primeira vez no festival e expressou a gratidão pela excelente organização. “É muito bom ver tantas pessoas se divertindo com os jogos. Parabenizo a organização do evento e a Prefeitura, pela qualidade na estrutura e a galera de peso que compareceu. Primeira vez que eu estou participando e gostei muito. Inclusive já estou me programando para daqui o próximo ano trazer uma estrutura ainda melhor”.
O espaço Tech foi voltado para dinâmicas com a tecnologia. O local ofereceu diversos jogos, com óculos de realidade virtual, para desbravar mundos paralelos. Também contou com stand da BMI internet, patrocinando o wi-fi, e quem se cadastrava recebia brindes, como copos, canetas e outros.
Diversão para a garotada
Nem os pequenos ficaram de fora do festival e a participação das crianças foi um dos pontos de sucesso do evento. O Espaço Kids foi projetado especialmente para elas e contou com brinquedos infláveis, touro mecânico, pintura de rosto e parquinho. Tudo pensado para segurança e lazer para as famílias curtirem com as crianças.
A moradora da região Riacho, Andrômeda Moreira, levou os filhos Pedro, 8, e Samuel, 2, para aproveitarem o evento e comentou como adorou o espaço que estava voltado inteiramente para o público infantil. “O Espaço Kids ficou maravilhoso! A Prefeitura pensou em todos os detalhes. O projeto do Contagem Geek é fantástico e manteve o olhar para as crianças, para a diversão, a segurança e a limpeza”.
O festival contou com a presença de pessoas de outras cidades. Jeice Resende e o filho Marcos Vinicius, 12, vieram de Oliveira, interior de Minas Gerais, e marcaram presença pelo terceiro ano no Contagem Geek. “Adorei o evento! Tudo muito bem organizado, a praça de alimentação, o pessoal de cosplay, a Prefeitura arrasou! O Espaço Kids, eu que sou mãe adoro. Está muito bem montado e o pessoal está bem vigilante”.
Conexão e lembranças
Para manter as lembranças do festival vivas na memória, não faltaram as barracas de itens colecionáveis. Com uma infinidade de produtos, se tornaram uma caça ao tesouro para os fãs, com action figures, quadrinhos, bonés, camisetas, bottons, chaveiros e outros itens personalizados.
Além de vários itens para colecionar, quem foi ao Geek também pôde saborear delícias das culinárias brasileira e japonesa - Fotos: João Paulo Alcântara/PMC
Para recarregar as energias, a estrutura gastronômica montada foi um show à parte e proporcionou conexões e gostinho de quero mais. A Praça Japão transportou os visitantes para o oriente, com pratos tradicionais da culinária asiática. Já a Praça Brasil celebrou a culinária local, reunindo barracas da Economia Solidária de Contagem, com pratos típicos e aquele gostinho de comida caseira que só um bom festival mineiro oferece.
O evento também contou com 22 monitores, responsáveis pelas orientações e apoio nas atividades; intérprete de Libras, seguranças, equipe de limpeza e serviço médico. Tudo para que o público tivesse como única preocupação, se divertir.
Monitores, limpeza saúde, segurança, entre outros serviços foram pensados pela organização no planejamento do evento - Fotos: Luci Sallum/PMc (2) e João Pedro Alcantara (1 e 3)
“O Contagem Geek se firma não apenas como um evento de entretenimento, mas como um espaço de união e celebração de uma cultura que quebra barreiras. A cada ano, o evento cresce, alimentado pela paixão de uma comunidade que se encontra para celebrar seus heróis e construir novas histórias. É a prova de que a força da cultura pop é, acima de tudo, a força das pessoas que a amam”, reiterou Kath Neiva, uma das idealizadoras do festival.
O Geek mostrou, mais uma vez, que não é apenas um evento, mas um ponto de encontro de culturas, gerações e paixões. Entre capas de super-heróis, sabres de luz, perucas coloridas e consoles de videogame, ficou claro que a força que move essa galáxia é a mesma que une todos os universos: a amizade e a imaginação.
O Festival Contagem Geek, realizado pela Prefeitura de Contagem e pela MH Produções Culturais, é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação (Secom), com patrocínio da Tambasa Atacadista, via Lei de Incentivo à Cultura.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos 1.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos 2.