O uso das tecnologias em sala de aula é uma importante ferramenta que contribui para a aprendizagem de crianças e estudantes da rede municipal de Contagem. A Prefeitura tem investido para permitir o acesso dos educandos, ao mesmo tempo em que dá suporte aos professores no uso de ferramentas digitais nas atividades escolares.
A rede municipal de educação oferece ensino de qualidade, visando o desenvolvimento de maneira integral dos estudantes, com o auxílio de recursos digitais para quase 57 mil educandos matriculados e profissionais da educação. Foram mais de R$116 milhões de investimento da Prefeitura.
Para garantir escolas digitais no município, foram investidos mais de R$81,5 milhões em equipamentos tecnológicos pedagógicos. São disponibilizados tablets, notebooks, displays, amplificadores, videomonitoramento e sistema ‘Google for Education’ que oferece ferramentas do Google destinadas para estudantes e professores. Em infraestrutura, os recursos aplicados ultrapassam R$34,6 milhões com serviços de switches, cabeamento, hotspot, suporte e simcard.
Equipamentos
Os equipamentos digitais nas escolas contribuem para um processo de aprendizagem diverso e acessível. São diferentes dispositivos que permitem abordagens distintas nas atividades escolares, ficando disponíveis para o uso de todos nas escolas.
Os tablets, por exemplo, contam com aplicativos pedagógicos para ampliar as possibilidades de aprendizagem. A fim de facilitar o acesso à ferramenta, a Prefeitura adquiriu os laboratórios móveis, que vão até o estudante, dentro de sua sala de aula ou em qualquer espaço da escola que o professor definir como ideal para a prática escolar. O mesmo ocorre com os chromebooks, pequenos computadores com acesso exclusivo a conteúdos da plataforma Google.
A parceria com o Google, inclusive, dá acesso à plataforma “Google for Education”, que conecta a escola, o professor, o estudante e as famílias, com ferramentas, recursos e funções de aprendizagem mais personalizadas e colaborativas.
Ensino Interativo
Além de gerarem benefícios para os estudantes, os recursos digitais também auxiliam os profissionais da educação durante o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma abordagem didática, tecnológica e interativa.
O professor de Matemática Carlúcio Alves, da Escola Municipal Maria Olintha, no Eldorado, é um bom exemplo disto. Ele utilizou os tablets da escola para instalar um jogo de matemática lúdico e pedagógico, com software livre. Segundo ele, o jogo consiste na resolução de problemas matemáticos com números negativos, números inteiros, tabuada, expressões numéricas, entre outros. “O objetivo é ensinar de forma diferenciada, usando os recursos tecnológicos da escola mesmo. É bem interessante, instalei nos computadores, não preciso nem de internet’’, disse.
‘’O jogo tem toda uma pedagogia, e isso é essencial para tornar essa atividade atrativa’’, afirmou o professor que, para estimular os estudantes, fornece um certificado após a conclusão do jogo.
Qualificação para profissionais da educação
Para o uso adequado das tecnologias é importante que os educadores estejam devidamente capacitados para seu uso nas atividades escolares. Pensando nisso, a Secretaria de Educação (Seduc) tem realizado formações para profissionais das escolas, garantindo o preparo para os desafios cotidianos do ambiente escolar.
Essas formações permitem aos educadores a capacitação para o uso correto de dispositivos como telas interativas, chromebooks e tablets, nas atividades pedagógicas, por exemplo. A Seduc ofertou, até o momento, dezenas de cursos sobre diferentes programas e linguagens digitais, disponíveis para todos os professores da rede.
A Prefeitura segue investindo na capacitação dos profissionais da rede municipal de educação. No segundo semestre deste ano, uma unidade escolar de cada regional será selecionada para receber a visita de um educador, que vai auxiliar no uso pedagógico das ferramentas “Google Workspace for Education”. Durante o período de formação, ele permanecerá na escola durante uma semana, realizando atendimentos, esclarecendo dúvidas e apresentando práticas para potencializar o uso das tecnologias digitais na educação.