Em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), vai promover uma ação, entre os dias 18 de agosto e 5 de setembro, que irá possibilitar a emissão e/ou renovação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) de todas as crianças e estudantes da rede municipal de educação.
A emissão da CIN reforça o compromisso do município com a cidadania, o direito à documentação civil e o acesso igualitário à educação. O agendamento para emissão do documento poderá ser feito por meio do link [portal.contagem.mg.gov.br/contagem-cin]portal.contagem.mg.gov.br/contagem-cin. O UAI disponibilizará uma unidade exclusiva de atendimento no 3º andar do Shopping do Avião (avenida Babita Camargos, 1.295, Cidade Industrial).
Para menores de 16 anos, a presença de responsáveis é obrigatória, portando documento oficial com foto. Os tutores(as) devem portar documento que comprove a guarda e o documento pessoal oficial com foto. Para as crianças e estudantes é exigida a apresentação da Certidão de Nascimento (em bom estado de conservação).
A 1ª via do documento é gratuita e o prazo para recebimento é de 10 a 15 dias, entregue pelos correios.
Estudantes do 9º ano
Os estudantes do 9º ano que pretendem concorrer a vagas na Fundação de Ensino de Contagem (Funec) ou similares, como CEFET e COLTEC, devem ficar atentos aos prazos e às condições do documento.
No dia da realização da prova da Funec, por exemplo, no dia 26 de outubro, os estudantes só terão acesso a sala do exame com o documento atualizado.
Cabe ressaltar que a Funec já anunciou o período de inscrições para ingresso no ano letivo de 2026, que será entre 1º de setembro e 3 de outubro. Mais informações no link