O sonho de ter o registro do imóvel lavrado em cartório já é realidade para 120 famílias do bairro Milanês, na região da Ressaca, graças à execução do Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social (PRF) "Casa Minha", desenvolvido pela Prefeitura. A entrega dos documentos aos titulares das residências ocorreu na noite de ontem, quinta-feira (8/5), em clima de muita alegria. "Hoje é um dia especial para o bairro Milanês, pois foi iniciada a regularização fundiária”, explicou a prefeita Marília Campos.
Com o sentimento de dever cumprido, ela lembrou que o programa "Casa Minha" foi lançado em 2023, “mas que somente agora foi possível retornar à mesma quadra - onde lançou o programa - para entregar os primeiros títulos”. "Com este registro, o patrimônio de vocês será mais valorizado e o bairro, provavelmente, se desenvolverá mais rápido. Além disso, se todos comparecerem aos plantões e reuniões estabelecidas pela Secretaria de Habitação, com a documentação completa, todos serão beneficiados com o registro do imóvel", alertou a prefeita.
Essa foi a primeira etapa de entrega de quatro que estão previstas para ocorrer no bairro. A próxima deverá ocorrer em junho deste ano, na qual mais 97 famílias deverão ser contempladas com registros de propriedade definitiva de seus imóveis.
Comissão local conscientiza e visita famílias
Um dos moradores que recebeu o título das mãos da prefeita foi Joaquim Silvério. Ele mora na rua 13, há 45 anos. Segundo Joaquim, o bairro hoje tem infraestrutura, a maior parte dela executada graças à gestão de Marília Campos. “Sou um dos 16 agentes da comissão de moradores que foi às casas e convocou todos do bairro para as reuniões. No início tivemos muitas críticas, mas insistimos e conseguimos conscientizar e fazer com todos entendessem a importância desse trabalho. Hoje sou proprietário, tenho um imóvel certificado", disse ele, exibindo “feliz” o título de propriedade.
As moradoras da rua Padre Feijó, Tânia Iara Fontoura e Sirlene Cândida Leal Pereira, lembraram que aguardavam pelo registro há mais de 30 anos. "A espera foi longa, mas enfim, chegou. Vamos guardar com carinho este registro, pois ele significa muito para nós", disseram. A titular da recém-criada Secretaria Municipal de Habitação, Mônica Cadaval Bedê, disse que esta é a “primeira leva” de entrega de títulos do Milanês. "Começamos em 2023 e retornamos neste ano, dando prioridade para este bairro.
O Programa "Minha Casa" é amplo e está atuando para beneficiar cerca de 12 mil famílias em toda a cidade. "Agradeço o empenho de todos, da comissão de representantes dos moradores, o apoio da Administração Regional da Ressaca e da comunidade local. O envolvimento de todos foi fundamental para chegarmos ao resultado de hoje", salientou.
O presidente da associação comunitária local, Tiago Moura, falou da importância deste momento. Ele disse que todo este processo do "Minha Casa" encerra uma luta de décadas de espera da comunidade, “pois gestões passadas prometeram, mas só a prefeita Marília Campos abraçou os pedidos e está cumprindo a promessa. Estamos ansiosos para que setembro chegue e o processo de todos os moradores - que entregaram a documentação, finalize, construindo um novo capítulo na história deste bairro”, finalizou.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos