O mutirão de castração gratuito de cães e gatos nas regiões Riacho e Industrial terminou nesta quarta-feira (30/4), atendendo cerca de 500 animais, beneficiando, também, centenas de famílias. O próximo será realizado nos dias 9 e 10 de maio e vai atender a população da região Ressaca. Os interessados podem se cadastrar até o dia 7 de maio CLICANDO AQUI.
No primeiro mutirão, nas regiões Eldorado e Sede, foram castrados 498 cães e gatos. Em duas edições, quase mil animais foram beneficiados. A meta é atender 2.000 cães e gatos nesta primeira etapa, promovendo não apenas o controle populacional, mas também a saúde e bem estar dos animais.
Presente no mutirão do Riacho/Industrial, a prefeita Marília Campos ressaltou a importância da política pública do controle populacional de cães e gatos: "Estamos incentivando a castração para também diminuir a quantidade de animais nas ruas. Cuidando bem deles, promovemos também a saúde humana. Nosso compromisso é trabalhar todos os dias para a cidade ter mais saúde e ser mais feliz".
A moradora do bairro Industrial, Marlene Carneiro levou sua cadela, Meg, de 5 anos, para ser atendida na ação. "Ela teve uma gestação psicológica e a veterinária aconselhou castrá-la. Fizemos o cadastro e, graças a Deus, fomos beneficiados. Deu tudo certo, ela está em recuperação, saiu com a roupa cirúrgica e com a medicação. Fomos muito bem orientados, é muito bom o serviço", contou.
Já Maria Antônia Borges, que mora no Bandeirantes e cuida de 10 cachorros resgatados das ruas, levou todos para serem castrados. Ela disse que sofre por não poder abrigar mais animais porque não tem recursos para arcar com ração e demais cuidados para todos. "Esse serviço é fundamental para os protetores de animais. Eu ajudo a cuidar dos animais da vila e depois que comecei a mexer com isso diminuiu um pouco o abandono deles", comentou.
Este ano, o serviço de mutirão no castramóvel, foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, do deputado estadual Noraldino Júnior. Desde março, tutores de cães e gatos se cadastraram para viabilizar a castração gratuita de seus animais. Os mutirões estão percorrendo todas as oito regiões de Contagem.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Geraldo Abreu, a equipe está trabalhando para conseguir novos recursos e parcerias para aumentar as esterilizações até o fim do ano. "A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está empenhada nas ações de castração. A criação da Superintendência de Proteção e Defesa Animal proporcionou absorvermos essa pauta para que não fosse mais tratada apenas como um controle de zoonoses, mas como uma política de defesa animal. Tudo para dar melhor qualidade de vida aos nossos animais, que todos amam. Mas é preciso cuidar bem", destacou.
Mutirão de castração
Têm prioridade no atendimento do mutirão de castração os moradores de vilas, favelas e periferias, além de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Animais resgatados por protetores ou organizações cadastradas junto à Superintendência de Defesa Animal também fazem parte deste grupo, bem como os que vivem em situação de vulnerabilidade, em locais públicos ou em acúmulo descontrolado.
Os animais são previamente avaliados e devem atender alguns critérios descritos na hora da inscrição, como peso entre 4kg e 40kg e ter entre 6 meses e 7 anos.
No dia da castração, os animais beneficiados devem estar em jejum e acompanhados pelo responsável cadastrado, que se comprometerá com os cuidados pré e pós-operatórios.
As regiões de Vargem das Flores, Petrolândia e Nacional serão atendidas nas próximas fases.
Serviço
Mutirão de Castração Ressaca
Data: 9 e 10 de maio
Local: CEU das Artes Ressaca (rua Magnólia, nº 100 - Arvoredo)