Após a revitalização do campo do Recanto da Pampulha, localizado na região Nacional, em abril do ano passado, o ambiente se tornou um lugar ainda mais adequado para a prática esportiva, lazer, cultura e busca por oportunidades. A prefeita de Contagem, Marília Campos e parte de sua equipe de governo marcaram presença, neste sábado (29/3), na inauguração da Escolinha do Galo no local. Com isso, o espaço visa fornecer oportunidades para crianças, adolescentes e jovens que sonham em ingressar no futebol.
O evento contou com a presença do Galo Doido, mascote Clube Atlético Mineiro, e de um aulão com atividades e dicas esportivas para os interessados em se tornarem jogadores de futebol. Além disso, foram disponibilizadas matrículas para a escolinha com valor promocional. As atividades foram realizadas no campo, que além de ter passado por uma revitalização na infraestrutura esportiva, se tornou um polo cultural, visto que contém uma biblioteca com mais de 2.000 livros disponíveis para a comunidade. Desse modo, o espaço promove acesso e valorização do esporte e educação, contribuindo para o desenvolvimento da população.
“Iniciamos essa nova parceria junto à Academia do Galo em um local que passou por uma grande revitalização há pouco tempo. Contagem tem investido na modernização das arenas esportivas, atraindo grandes clubes e ampliando as oportunidades para nossos talentos locais. Desse modo, reforçamos que o nosso compromisso com o esporte segue firme. A inauguração da escolinha é um passo importante em um projeto que vem mostrando, cada vez mais, o poder transformador do esporte na vida das nossas crianças, adolescentes e jovens”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Para o secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, ações como essas são fundamentais para o bom desenvolvimento das crianças e jovens. “Essa parceria com a Escolinha do Galo reforça o compromisso da Prefeitura em descobrir talentos e mudar realidade por meio do esporte. A gestão vai continuar promovendo atividades esportivas na cidade, daremos ordem de serviço para mais dois campos no município, um em Nova Contagem e o outro no Riacho, ambos com tamanhos oficiais”. Ele reforçou, ainda, que “essa parceria com o Atlético mostra que tem dado certo o caminho que o Contagem tem feito para investir no esporte”.
O gestor da Academia de Futebol do Galo, Gustavo Zacharias, explicou sobre a importância do esporte na vida das pessoas, porque ele tem o poder de transformar realidades. “Existem dois caminhos, um para a criança que quer brincar, praticar o esporte como lazer e também um para a criança que quer desenvolver no esporte. Nós temos contato direto com o Atlético Mineiro. Então, conseguimos fazer indicações para a categoria. Vamos fazer algumas seletivas, pois temos contato de times amadores aqui da região Nacional, que já trabalham com as crianças da comunidade. A partir disso, os meninos com menos oportunidades têm uma chance de ingressar no esporte e esperamos que seja no Galo”, disse ele.
O esporte como ferramenta para transformar realidades
Juliane Cristina, moradora do Nacional e mãe do Gustavo Henrique, 10, relatou sobre como o esporte também educa. “Eu, com mãe solo, saio para trabalhar e fico o dia todo fora de casa. Vejo como um incentivo muito positivo não só para o meu filho, como para as crianças da comunidade. Quando ele vem se reunir com os amigos para jogar, ele se exercita, se diverte e ainda constroi laços, evitando que escolha um caminho diferente da educação”.
Já o pastor Hélio Ramos, pai do Neemias Ramos, de 7 anos, e coordenador do projeto disse que a importância dessa iniciativa é enorme. “Estamos tirando esses meninos da chance de, talvez, entrarem na criminalidade. Eu, particularmente, já fui dependente químico e, além da minha religião, o esporte também me libertou. Com isso, consegui novas oportunidades para mudar a realidade da minha vida. Agora trabalho para mudar de outras pessoas também”, destacou.
Também estiveram presentes no encontro os vereadores Glória da Aposentadoria, Moara Saboia, Rodrigo do Posto e Silvinha Dudu; o administrador regional Nacional, Jorge Ibrahim; e a liderança comunitária, Zé Gordo.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!