O planejamento estratégico para a área da saúde de Contagem continua sendo uma das prioridades da atual gestão. Nessa terça-feira (18/2), equipes das secretarias de Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, além de representantes da diretoria do Serviço Social Autônomo (SSA) do município, se reuniram com a prefeita Marília Campos para dar andamento aos projetos e obras, a fim de avançar na modernização e qualificação do setor na cidade.
“O compromisso da nossa gestão é entregar melhorias concretas,
garantindo que cada investimento se traduza em um serviço de saúde
mais acessível e eficiente para os contagenses.”
Marília Campos - prefeita de Contafem
Marília ressaltou que pontos importantes chegam até ela por meio do diálogo entre o Executivo e a população. A partir desse contato, a Prefeitura tem informações para buscar melhorias para os usuários do SUS Contagem.
“Seguimos trabalhando com planejamento e dedicação para transformar a saúde do município,
sempre com transparência e foco no bem-estar da população”.
Marília Campos - prefeita de Contagem
Dessa forma, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nacional, com previsão de inauguração para agosto de 2025, também ganhou destaque. A ideia é transformar o espaço em um equipamento que atenda efetivamente às demandas da comunidade, oferecendo serviços bem organizados e uma equipe de alta qualidade. Para isso, a área técnica elaborou diagnósticos e propôs alguns serviços necessários para aquela região.
Para as unidades, atual e futura, da UPA Petrolândia também foram levantados alguns pontos importantes. Todas as propostas apresentadas serão analisadas a partir de dados como investimentos, necessidade da população, volume de atendimento, entre outros.
Na oportunidade, os cronogramas das obras da saúde foram apresentados à prefeita e revisados, de modo a promover o acompanhamento das construções e reformas em curso, definindo algumas intervenções prioritárias.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, afirmou que sua equipe tem trabalhado arduamente para “colocar em prática esses e outros tantos projetos da gestão municipal, com o intuito de ofertar um atendimento que garanta aos usuários qualidade, visando à saúde integral dos pacientes”.
Tecnologia
Com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos da saúde, foram apresentadas propostas de novas ferramentas de gestão. A integração do sistema de prontuários eletrônicos também foi abordado como instrumento para aumentar a eficiência, a agilidade e a segurança do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Mulheres
Reforçando a importância da saúde das mulheres, o projeto de um mutirão de consultas e exames especializados está sendo organizado para acontecer no mês de março. A ideia é ofertar mais de dez serviços e reduzir a fila de espera em algumas especialidades.
O calendário de atividades para o público feminino nas UBSs também foi detalhado. A expectativa é de atender mais de 500 mulheres, em 11 unidades básicas, contemplando ações educativas e palestras, exames, atividades físicas e práticas integrativas.
“Nossa missão é garantir que cada mulher tenha acesso a um atendimento de qualidade, que possa identificar precocemente qualquer condição de saúde e promover o bem-estar integral”, concluiu Simões.