Em Contagem, a cultura ganhou um novo palco! A Galeria das Artes, um espaço moderno e vibrante, abriu suas portas na Estação Ferroviária Bernardo Monteiro, na manhã desta sexta-feira (15/2). A exposição "Estação Revelada", fruto de um projeto inspirador, é a grande estrela da inauguração. Uma verdadeira celebração da arte, da fotografia e da criatividade, que promete encantar a comunidade e visitantes. A iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com a parceria da VLI Multimodal e do Viaduto das Artes.
A exposição “Estação Revelada” é um convite para mergulhar no universo da fotografia em sua essência mais pura e experimental. A proposta da mostra é apresentar ao público os resultados práticos da oficina “Formação em Fotografia: Retratos e Pinholes”, ministrada por Alexandre Lopes. Os temas abordados ressaltam elementos do cotidiano e a interação humana com seu ambiente, ampliando o campo da produção visual e promovendo uma abordagem poética e conceitual sobre a diversidade de processos criativos. Na oportunidade, foram entregues os certificados aos participantes da oficina.
O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, destacou a importância do local para fortalecer ainda mais a relação entre a comunidade e a cultura da cidade. “É muito gratificante para todos nós estar aqui. A consolidação desse espaço representa, não apenas a democratização do acesso à arte e a cultura em Contagem, mas também fortalece a sensação de pertencimento de toda a comunidade da região do (bairro) Bela Vista a este espaço público que é a Estação Bernardo Monteiro”.
Alexandre Lopes, também curador da exposição, ressaltou a importância do novo espaço. “Para mim é muito emocionante estar aqui, pois é um momento de reconhecimento. Esse momento tem a data de hoje, mas eu fico imaginando o que a semente que estamos plantando hoje, vai representar para a população e para a comunidade, usufruindo desse novo espaço cultural. Eu espero que as pessoas entendam o que está dentro da galeria e a potência da exposição”.
Michele Pereira da Silva é designer, escritora e uma das alunas da oficina. Para ela, ver o trabalho exposto para o grande público é algo diferenciado. “É muito emocionante ver o trabalho que a gente fez, coletivamente, estar em uma galeria de arte e estreando o novo espaço da estação. Estar aqui é muito emocionante e maravilhoso”, destacou a escritora.
A Galeria das Artes, assim como a exposição “Estação Revelada”, estará aberta ao público, de forma inteiramente gratuita, a partir do dia 15 de fevereiro (sábado), sempre de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.