A Prefeitura de Contagem segue realizando medidas de prevenção para combater o mosquito Aedes aegypti e evitar as arboviroses. Uma das ações desenvolvidas é o mutirão de limpeza que está sendo feito em todas as oito regiões da cidade com objetivo de coletar e eliminar resíduos que possam servir de criadouros para o mosquito.
Cada semana o caminhão do mutirão passa por um distrito contemplando cerca de 2.500 imóveis. Garrafas, bacias, tambores, tampinhas, vasilhas, entre outros materiais são recolhidos durante a ação. Antes do mutirão, os agentes de Combate às Endemias (ACEs) orientam os moradores da área mapeada sobre o dia e horário em que acontecerá o recolhimento dos inservíveis.
No ano passado, a mobilização foi realizada de forma ininterrupta, chegando a recolher mais de 155 mil toneladas de inservíveis. Apesar do trabalho contínuo da Prefeitura, é imprescindível que a população também faça sua parte na prevenção contra a dengue e a chikungunya, uma vez que a maioria dos criadouros do mosquito é encontrada nas residências.
Nesse sentido, o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, faz um apelo à população para contribuir com essa causa. “Precisamos de todos unidos nessa luta contra a dengue e outras arboviroses. Para isso, contamos com o auxílio dos moradores na realização dos cuidados em suas casas com ações simples e essenciais para eliminar os focos do mosquito”.
Para ajudar nessa luta contra as arboviroses, adote hábitos como:
· Manter bem tampados: caixas, toneis e barris de água;
· Colocar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras sempre bem fechadas;
· Não jogar lixo em terrenos baldios;
· Manter garrafas de vidro ou plástico, sempre com a boca para baixo, quando guardadas;
· Evitar acúmulo de água sobre a laje;
· Manter as calhas limpas;
· Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
· Lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
· Manter piscinas e fontes decorativas sempre limpas e cloradas.