Em meio à estação chuvosa, própria para o plantio, ipês e acácias de cores variadas, manacás e sibipiruna são algumas das espécies que vão colorir os corredores de tráfego de veículos de de Contagem junto às árvores nativas, trazendo aos moradores e visitantes da cidade, um convívio maior com o verde, junto a um embelezamento e um contato mais próximo à natureza, com melhor qualidade de vida às pessoas.
Ao todo serão 2.500 unidades, que começaram a ser plantadas nesta segunda-feira (23/12), após a assinatura de contrato da Prefeitura com a GMP Construções, empresa que responsável pelo plantio e cuidados e cuidar das mudas por cerca de um ano e oito meses, tempo que as espécies precisam para crescer e se tornarem adultas. Clique aqui e acesse a galeria de fotos!
A prefeita Marília Campos afirmou que o governo municipal tem trabalhado não apenas para plantar, mas também para cuidar. “Agora, com uma empresa parceira destinada a atuar na rega e demais cuidados, a chance de as mudas prosperarem é ainda maior. Teremos mais verde e flores na paisagem urbana da cidade, bem como a contribuição das árvores para limpar o ar e reduzir os gases na atmosfera”, disse ela, lembrando que nos últimos quatro anos cerca de 13 mil árvores foram plantadas na cidade. Marília participou da ação, que contou com a participação do secretário de Obras, Rômulo Perilli; a deputada federal, Duda Salabert; e o representante da GMP Construções, Dorimar Silva.
O plantio inicial das árvores aconteceu em um dos passeios gramados da avenida João César de Oliveira, próximo ao número 881, no Eldorado, e está dentro do Programa “Contagem Mais Verde”, que busca mais beleza e sombreamento no panorama da cidade, bem como a melhoria da qualidade do ar. Um contrato foi assinado com a GMP Construções e será voltado para o plantio, manutenção e a reposição de perdas de espécies arbóreas e está dentro do sistema de compensação ambiental decorrente de obras diversas da Secretaria de Obras e de Serviços Urbanos (Semobs).
A prefeita Marília Campos participou da ação de plantio nessa segunda-feira (23/12), na avenida João César de Oliveira Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Árvores para a qualidade do ar
A deputada Duda Salabert destacou a atuação da atual gestão em relação ao meio ambiente e elogiou as ações na cidade: “Lembro de quando morava em Contagem e, desde a primeira gestão da prefeita, a área da saúde já era uma prioridade. O ato de plantar árvores também acaba se relacionando a isso. Quem planta, se preocupa com a saúde e bem-estar das pessoas, ficando em sintonia com o que o planeta está pedindo, que é a melhoria do meio ambiente”.
A deputada também disse que Contagem será incluída em seu plano como parlamentar. “Nos próximos dois anos como deputada, vou ajudar a verdejar a cidade, assim como a prefeita está fazendo”, prometeu. Em seu plano de governo Duda afirmou que em quatro anos providenciaria o plantio de 37 mil mudas.
Segundo Rômulo Perilli, a Semobs está preparando a licitação para adquirir mais 5.000 mudas para o plantio logo no início de 2025, também dentro do sistema de compensação ambiental do setor privado. “Tenho satisfação de atuar, também, para que a cidade fique com seus espaços públicos mais agradáveis”, falou.
Uma das pessoas que assistiram e gostaram do plantio foi Aline Navegantes. Ela atua como recepcionista da Quartzo Incorporadora, empresa que constroi e vende imóveis, localizada em frente ao local da ação dessa segunda-feira. “Moro em BH, mas fico o dia todo em Contagem a trabalho. É importante este plantio, pois hoje convivemos com muitas construções e cimento. As árvores trazem mais pureza para o ar que respiramos e ainda nos remete, até mesmo, à infância, quando não havia tantos prédios, indústrias e empresas”, opinou Aline.
Participaram do evento do plantio com a prefeita o vice-prefeito Ricardo Faria; a secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Tereza Camisão; o presidente da Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparc), Lindomar Diamantino; biólogos da Semad e a vereadora eleita, Adriana Souza.