Na terça-feira (14/1), representantes da Superintendência de Fiscalização Ambiental se reuniram com membros da 283ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, vinculada ao 18º Batalhão da PMMG, localizado em Contagem. O encontro abordou a ampliação da colaboração entre os órgãos para tornar as ações de fiscalização mais eficazes, com foco na prevenção de problemas relacionados à segurança pública e à preservação ambiental.
A reunião também abordou iniciativas como a Operação Sossego e a Operação “Proteção Vargem das Flores”. Essas ações envolvem a Fiscalização Ambiental, a Guarda Municipal, a Fiscalização de Posturas e, agora, contando com uma participação mais ativa da Polícia Militar.
O superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Machado, explicou os próximos passos para ampliar a efetividade dessas operações.
“A parceria com a PM está sendo ampliada para incluir novas metodologias de prevenção e atuação integrada.
Isso inclui diagnosticar situações críticas e realizar levantamentos com históricos de ocorrências para subsidiar
ações eficazes, para podermos atuar de forma preventiva a fim de evitar problemas para a população”.
Eric Machado, superintendente de Fiscalização Ambiental
Outros temas abordados incluíram o uso de sítios alugados para grandes festas sem as autorizações necessárias, que acontecem, principalmente e, frequentemente, na região de Vargem das Flores. A PM e as equipes da Prefeitura de Contagem irão trabalhar de forma conjunta para mapear estas situações e implementar medidas preventivas. Além disso, serão realizadas rotas integradas para fortalecer o monitoramento e a fiscalização na região.
Entre os principais pontos discutidos, estiveram o aumento das ações na região de Vargem das Flores e a necessidade de integração entre os órgãos para diminuir as ocorrências de desordem pública e crimes ambientais, que acabam afetando a vida dos moradores da região.
O capitão Lobo, da 283ª Cia da PMMG, enfatizou a importância da parceria e a necessidade da integração entre os órgãos para melhorar a qualidade de vida da população e garantir mais segurança em áreas prioritárias, diminuindo, assim, problemas para quem mora ou transita nos locais.
“A Polícia Militar trabalha sempre em conjunto com as esferas municipal e federal, porque os problemas de segurança pública estão, geralmente, ligados à fiscalização e à melhoria das condições dos lugares. Ações como a melhorias em vias e espaços públicos são essenciais para promover qualidade de vida para a comunidade, que é o nosso principal objetivo”, afirmou.