O Ginásio do Centro Social Urbano (CSU), do bairro Eldorado, foi palco, na manhã desse sábado (14/12), do Festival Pequenos Ginastas de Trampolim, momento em que 480 crianças e jovens se apresentam para visitantes e familiares e receberam medalhas pelas suas performances durante o ano, seja em campeonatos ou por avanços em seus treinos. A prefeita Marília Campos esteve presente.
A ação no Eldorado foi a última envolvendo os núcleos de Ginástica de Trampolim na cidade. Anteriormente também foi realizado ao longo da semana nos núcleos dos bairros Tropical, Funcionários, Ressaca, Nova Contagem e Industrial com o mesmo brilho dos ginastas. “Vamos construir novos centros poliesportivos para expandir este esporte”, disse Marília ao anunciar que a Copasa vai investir cerca de R$ 200 mil reais no projeto que o próximo núcleo de Trampolim, que será no bairro Nacional. “Vamos manter e ampliar o Trampolim, pois sabemos o quanto este projeto é importante e impacta a vida de crianças e jovens”.
Marília fez questão de entregar medalhas juntamente com o vice-prefeito, Ricardo Faria, e a secretária de Esporte e Lazer, Danielle Máximo. Ela ficou emocionada ao se dirigir aos ginastas e seus familiares. “A gente tem apostado na ginástica desde muito tempo e ele foi crescendo com o passar dos anos, colhendo frutos. Isso se deve à muita dedicação da Cristina Trópia (coordenadora) e de uma equipe muito competente à frente. Parabéns a todos que fazem deste programa de sucesso”, disse.
“Entusiasmo e expectativa de se apresentar”
Quem se apresentou em equipe a série de solo, piruetas e rolamento grupado, além do galope, foi Letícia Moreira Bitencourt, 9, que, de longe, era observada pela mãe, Graziela Moreira e pelos avós, Maria Aparecida Souza e Edmar Moreira. Orgulhosa, Graziela lembrou que aguardou cerca de oito meses para que houvesse uma vaga para a filha no projeto de Ginástica de Trampolim e que, ao iniciar, a cada dia vê uma evolução na filha, com assiduidade e dedicação.
Letícia Moreira se apresentou nesse sábado, contando com a presença de familiares, no CSU Eldorado Fotos: Luci Sallum/PMC
Letícia destacou que estava entusiasmada com a apresentação: “A expectativa era grande, de mostrar tudo que já aprendi. Desde que iniciei estou gostando muito, pois a gente exercita bastante o corpo e faz novas amizades”, disse ela que tem aulas no projeto pela manhã durante dois dias na semana e estuda o quinto ano no Colégio Elizabeth Kalil.
A secretária municipal de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, informou que o projeto, que foi criado em 1998, tem atualmente 6 núcleos e atende a 1200 crianças, sendo reconhecido pelo elevado nível técnico e pelo foco social e esportivo.
“Só neste ano a equipe de competição foi premiada com 220 medalhas em campeonatos nacionais e internacionais”, contou ela, agradecendo aos apoios dados ao projeto por parte da Prefeitura de Contagem, da parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC) e de empresas como a Cemig, a ArcelorMittal, New Rolland e Banco CNH Industrial, que contribuem financeiramente por meio de leis em nível federal e estadual de incentivo ao esporte.
O projeto Ginástica de Trampolim
A Prefeitura, em parceria com a AGTC, oferece aulas gratuitas de Ginástica de Trampolim para mais de mil jovens e crianças em toda a cidade. O projeto não apenas fomenta a prática esportiva, mas também promove o desenvolvimento pessoal e valores fundamentais como saúde, trabalho em equipe, dedicação, compromisso e coragem.
Atualmente, as atividades ocorrem em seis núcleos diferentes: Ginásio Poliesportivo Tropical, Educarte Lucas Braga, Escola Municipal Lígia Guimarães, CSU Eldorado e nos CEUs das Artes do Ressaca e de Nova Contagem
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos
(*) Com colaboração do estagiário Guilherme Faria