Com o objetivo de estabelecer o contato direto com os moradores da cidade, estreitar os laços com os mais diversos segmentos da sociedade civil e ampliar a participação popular no município, a Prefeitura de Contagem instituiu os Conselhos Regionais, para debater temas importantes e prioritários, referentes às políticas públicas.
Ao longo destes três anos e 11 meses diversas reuniões aconteceram em todas as regionais da cidade para escolher representantes e lideranças com representatividade em seus setores, para debater propostas e sugerir melhorias para as comunidades, nas quais estão inseridos.
Nessas reuniões, os conselheiros regionais foram eleitos como titulares e suplentes. A região do Nacional ficou subdividida em nove com seus respectivos bairros, vilas e chácaras que as integram.Os membros escolhidos para compor o Conselho Regional Nacional, votaram em 10 obras prioritárias. Assim que elas forem concluídas vão contemplar as microrregiões e proporcionar benfeitorias para as comunidades, algumas dessas obras são solicitações antigas dos moradores.
Com esse novo modelo de Participação Popular implementado pela atual gestão municipal, a população tem mais oportunidades para reivindicar obras e intervenções de melhorias, através dos membros que compõem o Conselho Regional.
Das obras escolhidas na Região do Nacional, duas já foram concluídas e entregues para as comunidades. São elas, o passeio com meio-fio da rua Capitólio com rua C e a implantação de um redutor de velocidade (quebra-molas) na rua A, no bairro Lua Nova da Pampulha. Uma outra intervenção está em andamento. Trata-se da escadaria na rua Maria Soares Chaves, bairro Xangri-lá.
Implantação de redutor de velocidadena rua A. Foto: arquivo Administração Regional Nacional
As demais estão em fase de elaboração de projetos para serem executadas:
Revitalização do Espaço Cozinha Comunitária do Tijuca;
Tenda para usuários de zumba no Cras Casa Amarela, São Mateus; Revitalização de canaleta e sarjeta na avenida Brasileira, Jardim Alvorada;
Drenagem da rua B para rua A, Lua Nova da Pampulha;
Alargamento da rua Professora Filomena Jardim, Caiapós;
Abertura da via na rua Formada - Xangri-lá;
Quebra Molas rua A, Vale das Amendoeiras
Para a conselheira regional, Adma Queiroz, essas obras irão trazer benfeitorias e proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas das comunidades no quais elas estão vão ser realizadas. “Como conselheira participei de todo o processo, desde a escolha das obras até as reuniões de prestação de contas, para termos a ciência dos recursos destinados para realizar as intervenções” destacou.
Ela também comentou sobre a importância do processo de participação popular. “É bom frisar que a participação popular é muito importante. Com a comunidade toda mobilizada, elegemos as obras que cada bairro necessitava, como a construção da escadaria da rua Maria Soares Chaves, no bairro Xangri-lá, que irá melhorar a mobilidade e qualidade de vida dos moradores”, lembra a conselheira.
A conselheira regional titular, Nismar Ferreira que reside no bairro Parque Xangri-lá, também elogiou a iniciativa. " Primeiramente, parabenizo a atual gestão pela a criação dos conselhos regionais. Nada melhor do que conselheiros que representam as comunidades, para indicar pequenas obras e intervenções, pois são moradores que lutam por melhorias e conhecem as deficiências de seus bairros. Por exemplo, a abertura da rua Formada e a construção da escadaria da rua Dr Geraldo Miranda é uma luta de mais de 30 anos dos moradores, para ela ser construída. Em reunião com os moradores, levei o pedido para o conselho, onde foi votada e aprovada a execução da obra, e já sonhamos com o término da construção. Estou nessa caminhada de conselheira pela segunda vez, e gosto de participar e batalhar para todos e todas", salientou.