Pouco antes da viola mineira se tornar patrimônio cultural imaterial pelo IEPHA - MG, em 2018, um projeto dedicado à preservação da cultura e tradição violeira iniciava uma caminhada para manter conexões aquecidas e resgatar música, família e aquele sabor de instrumento que se faz presente na história, dentro e fora dos limites das Minas Gerais. Esse projeto, o Viola de Feira - 8ª edição , chega a Contagem, neste domingo (24/11). A apresentação será no Parque Fernão Dias, a partir das 11h, e contará com os violeiros Wilson Dias, Augusto Cordeiro e Duo Inteiro a Dois com Pedro Gomes e Mariah Carneiro. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Contagem, é inteiramente gratuito e aberto ao público.
Fazendo do som da viola o seu ofício, esses violeiros vão proporcionar uma viagem por Minas Gerais, com a força e a magia de cada toque único, revisitando memórias, sentimentos, lugares, pessoas, modos de ser e de viver, como um motor de uma máquina do tempo que funciona dentro de cada ouvinte. "Viola de Feira é um burburinho bom porque junta pessoas, muitas delas na lida da agricultura familiar, que se reuniam no campo para comemorar as colheitas, com a presença da viola, natural e merecidamente inserida nesse contexto", comenta o violeiro Wilson Dias.
Com realização do Instituto Sociocultural Valemais e produção da Picuá Produções Artísticas Ltda, por meio do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e Governo do Estado de Minas Gerais, o Viola de Feira terá uma programação com dez eventos, de novembro de 2024 a janeiro de 2025, que reunirá os aclamados violeiros mineiros Wilson Dias, Rubinho do Vale, Bilora, Gustavo Guimarães, Quincas Da Viola, Nádia Campos, Camila Menezes, Letícia Leal, Duo Inteiro a Dois (Pedro Gomes e Mariah Carneiro) e Augusto Cordeiro.
Sobre os artistas:
Wilson Dias é cantor, compositor e violeiro, mineiro de Olhos D`água, Vale do Jequitinhonha. Possui oito discos lançados pelo selo Picuá Discos: “Pequenas histórias” (1997), “Outras estórias” (2002), “Picuá” (2007), “Mucuta” (2011 - instrumental), “Lume” (2013) “Nativo” (2018 - híbrido: instrumental e cancioneiro) e “Ser(tão) infinito” (2022) e “Pote – a melodia do chão” (2010), gravado em parceria com Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues. Sua música propõe ressonâncias entre cosmologias rurais e urbanidades contemporâneas, abrindo derivas por onde transitam os fundamentos da cultura popular brasileira, sua grande mestra.
"Inteiro a Dois" é um projeto musical que traz para o palco uma experiência íntima e emocionante de música popular brasileira em formato de duo. Com letras que falam sobre amor, convívio e cotidiano, os mineiros Pedro Gomes e Mariah Carneiro apresentam um repertório que mescla obras autorais com releituras de nomes da MPB como Milton Nascimento e Rosa Passos, e obras de artistas mineiros, como Déa Trancoso e Sérgio Santos.
Augusto Cordeiro é cantor, produtor, arranjador, compositor e instrumentista e coleciona referências musicais influenciadas pela riqueza do Vale do Mucuri, berço de seu pai, Tau Brasil. Licenciado em música pela UFMG, já se apresentou ao lado de artistas de expressão nacional e, após lançar seu primeiro álbum autoral, se une a grandes nomes da viola em novo projeto. É também vencedor do Jovem Instrumentista BDMG e do Concurso de Violão Sons da Cidade.
Serviço Viola de Feira apresenta a sua 8ª edição
Data: 24 de novembro de 2024
Horário: 11h
Local: Parque Fernão Dias (R. Rio Comprido, 4655, Contagem)