A tarde dessa terça-feira (3/7) foi de muita animação, música, dança e comida típica junina no Parque Fernão Dias, localizado no bairro Cinco. O motivo da festança que reuniu mais de 1.200 pessoas foi a terceira edição do Arraiá do Programa “Contagem na Maturidade”. O evento contou com apresentações da Quadrilha Chic Chic e da banda Cabra Cega. A festa junina é uma das ações da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que promove a socialização, integração e convívio dos idosos do município e seus familiares.
A prefeita Marília Campos esteve no local e dançou muito com o grupo da terceira idade. “A única promessa que fiz foi de fazer Contagem uma cidade mais feliz, e ver o sorriso de vocês aqui hoje mostra que estamos conseguindo isso. Todos têm direito a um envelhecimento digno e saudável, por isso existem essas políticas públicas para que possam ter essa fase da vida com qualidade”, disse.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, também se divertiu no evento. “É uma alegria estarmos juntos mais uma vez, celebrando a nossa cultura junina. Contagem tem a tradição de celebrar a festa junina em todas as regiões da cidade. E mais importante ainda é termos esse evento direcionado só para vocês, pois é um momento essencial para a socialização, não só do núcleo que frequentam, mas dos mais de 30 que temos na cidade”.
Os participantes se caracterizaram com roupas típicas dos festejos juninos, como camisas xadrez, jeans, vestidos coloridos e chapéus. Aparecida Lima, 68, disse que foi um dos melhores eventos que já participou. “Está tudo muito lindo. As comidas estão uma delícia, a apresentação da quadrilha foi maravilhosa e a banda é excelente. Melhor ainda é poder participar do arraiá com minhas amigas do Contagem na Maturidade”.
A moradora do bairro Cabral, Margareth Oliveira, 38, foi acompanhar sua mãe, Célia Aparecida Oliveira, 71. “Quando tenho oportunidade, sempre venho aos eventos com a minha mãe. Fico muito feliz em vê-la se divertindo e interagindo com tantas pessoas. A nossa família é pequena, então nosso ciclo social não é muito grande. Então percebo que ela fez uma nova família com o pessoal do programa, o que me deixa contente”, afirmou.
Contagem na Maturidade
O programa oferece uma extensa lista de atividades físicas e jogos (ginástica coletiva, treinamento multifuncional, jogos de salão, xadrez, dama, baralho e postura funcional); artesanato (corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado, entre outras propostas); dança e musicalização (dança de salão, dança livre, dança cigana, forró, dança flamenca, oficina de instrumentos e coral); atividade de lazer e cultura (excursões, teatro, cinema e shows); além de serviços, cursos e oficinas, direitos humanos e cidadania, horta comunitária.
Para participar do “Contagem na Maturidade” é necessário entrar em contato com a administração regional de referência e/ou os núcleos que já estão em execução. Os interessados também podem entrar em contato, por telefone, na Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. no número 3911-4937.