O Vale das Orquídeas, na regional Nacional, foi palco do maior evento de rock a céu aberto de Contagem. O Rock’n Rua reuniu uma multidão de fãs na noite desse sábado (25/5), e contou com as apresentações das bandas Engrenagem dos Pampas, Terapia Rock, Naty Rock, Os Contras, Conflito e dos brasilienses da Plebe Rude. O evento foi uma realização da DR Produções, com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio do Programa “Circula Cultura”.
A Prefeita Marília Campos prestigiou o evento e destacou que a cultura é um incentivo poderoso para reunir pessoas. "Hoje nós temos o rock, mas já tivemos a Orquestra Sinfônica e teremos ainda o Arraiá de Contagem. Essa diversidade cultural faz de Contagem a cidade do encontro. A valorização da cultura é um poderoso instrumento para a valorização da vida comunitária", afirmou a prefeita.
O Rock’n Rua nasceu no início dos anos 2000, no bairro Nacional, impulsionado pelo crescimento que o cenário do rock vivenciava em Contagem. Muitas bandas de garagem estavam despontando e, junto com elas, a necessidade de criar um espaço que unisse esses grupos e o público. "Hoje nós temos um público que não se importa muito sobre qual banda vai tocar. Eles vêm pelo evento, e isso é muito gratificante, porque a gente começou em uma garagem. A gente veio crescendo e o apoio da Prefeitura é muito importante para a gente entregar um evento como esse", destacou Rafael Cristiano, um dos organizadores do evento.
O festival reuniu fãs de rock de várias gerações que vibraram com as apresentações - Fotos: Janine Moraes/PMC
Há mais de dez anos o músico Luciano Góes participa do Rock’n Rua e, para ele, o festival é mais que música. "É importante perceber que os amigos que a gente teve na infância, na adolescência e na fase adulta estão aqui novamente. Hoje a gente os vê com filhos e crianças e isso é interessante, porque traz uma visão de diversidade e continuidade. É um reencontro", afirmou o músico.
Fernando Milanez foi apresentado ao Rock’n Rua pelo pai quando ainda era menino, o que despertou sua paixão pelo rock. Hoje, aos 28, fez questão de participar e levar o filho Luiz, de 6 anos. “O rock e a música unem as pessoas. Esse é um evento de encontro, que reúne gerações. Estou feliz de estar de volta, rever amigos e, o que é melhor, na companhia do meu filho. É a tradição do amor pelo rock sendo passada a diante”.
Cultura de Contagem
O acesso à cultura é um direito previsto na Constituição brasileira. A Prefeitura de Contagem trabalha bastante para que esse direito seja garantido e levado a toda a população do município. Nos últimos anos, a cidade destinou especial atenção à cultura, incentivando e valorizando o setor, seja por meio de editais de fomento, eventos públicos ou apoio institucional. Somente no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura já proporcionou atividades como o Pré-Carnaval de Contagem, o concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; a homenagem ao Dia das Mães, com o show do cantor Fagner; e o Contagem Geek, maior evento gratuito de cultura pop de Minas Gerais, além de diversos outros projetos realizados via Lei de Incentivo à Cultura.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria 1.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria 2.