A exposição “Conhecendo nossas raízes”, desenvolvida por estudantes do 4° ano da E.M. Virgílio de Melo Franco, está aberta à visitação no hall de entrada da Secretaria de Educação (Seduc) até a próxima terça-feira (28/5). O projeto estimula a formação de cidadãos conscientes acerca do seu papel na preservação das riquezas culturais da cidade.
Desenvolvida a partir de uma atividade interdisciplinar de história, geografia, português e literatura, a montagem da exposição envolveu os estudantes quanto ao conhecimento sobre o patrimônio da cidade, como destacou Heliney Gomes Machado, professora e coordenadora do projeto.
“Valorizar o patrimônio histórico e cultural de um povo é valorizar também a identidade que forja seus cidadãos, preservar os bens móveis e imóveis, a culinária, as paisagens, as festas e as tradições de Contagem. É, também, manter a nossa identidade”, apontou Heliney.
“As atividades interdisciplinares são previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Trilhas do Saber, documento orientador para o planejamento de atividades escolares da rede de ensino”, reforçou a professora.
Dentre as ações e atividades práticas do projeto, os estudantes participaram ativamente na criação de maquetes que retratavam os diversos espaços culturais da cidade. A experiência estimula a criatividade dos estudantes quanto à compreensão dos elementos arquitetônicos característicos presentes na região.
O estudante Enzo Gabriel, 10, aprovou a iniciativa. “O caminho e a história do patrimônio histórico de Contagem são muito importantes, pois contam a história da nossa cidade”, disse. Sara Viana, 10, reiterou que “o patrimônio cultural de Contagem é a arte e a identidade do nosso povo”.
Maquetes reproduzem espaços importantes que fazem parte da história e cultura da cidade. Foto: Mikaela Yasmin/PMC
Etapas
O projeto foi estruturado em duas etapas. Na primeira etapa, intitulada ‘Tempo e espaço, a criança no espaço urbano’, os estudantes realizaram um tour em Contagem, visitando lugares como a Prefeitura, a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, o Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho e o Parque Municipal Gentil Diniz.
Já a segunda etapa do projeto, chamada de ‘Conhecendo nossas raízes’, teve como foco o estudo do patrimônio histórico e cultural, com uma visita à cidade histórica de Sabará. Por lá, os estudantes puderam vivenciar um acervo arquitetônico de grande importância histórica, composto por diversas igrejas do século XVIII, além da Casa da Ópera e do Museu do Ouro.
‘Conhecendo nossas raízes’ foi uma importante iniciativa para a educação dos estudantes, realizado por meio de atividades recreativas com o intuito de resgatar as riquezas da cidade de Contagem, promovendo o aprendizado, o senso de pertencimento e a valorização da história e cultura local.
Serviço - Exposição "Conhecendo nossas raízes"
Local: hall da Secretaria de Educação (rua Coimbra, 100 - bairro Santa Cruz)
Data: até 28 de maio - terça-feira
Horário: 8h às 17h