Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/5), a Transcon vai instalar cerca de 500 antenas corta-pipa, gratuitamente. A iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo e vai beneficiar motociclistas e ciclistas, que são as principais vítimas das linhas chilena e com cerol utilizadas, ilegalmente, em pipas e papagaios.
A ação acontece a partir das 14h, nos dois dias, sendo na quinta-feira, na av. Francisco Firmo de Matos, no lado oposto ao número 393, Riacho das Pedras, e na sexta-feira na praça do Coreto, rua VP 1, em Nova Contagem.
A “linha chilena” e de cerol são de difícil visualização e altamente cortante, oferecendo um grande risco para os motociclistas e ciclistas. Para essas linhas, o pescoço e o rosto são alvos fáceis.
De acordo com o artigo 139 do Código de Trânsito Brasileiro, a instalação de antenas corta-pipa é obrigatória para veículos destinados ao transporte remunerado de mercadorias. Porém, mesmo sem ser obrigatório, é importante para a segurança a instalação em motos de uso pessoal.
Durante o Maio Amarelo, que em sua 11ª edição traz o tema “A Paz no Trânsito começa por você”, a Transcon realiza diversas ações de conscientização para mostrar que o comportamento no trânsito afeta a todos e pode ser a diferença entre uma pessoa voltar ou não para casa.
Penalidades
A comercialização e uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares são proibidos. A pessoa que for flagrada utilizando ou vendendo o produto será encaminhada à autoridade policial e receberá multa no valor de aproximadamente R$5.280,00. Em caso de menores de idade, o responsável legal responde pelo ato e a cada reincidência e comercialização a multa pode ser aumentada em até 50 vezes.
Denúncias
Caso presencie comercialização ou uso ilegal de linhas cortantes, denuncie para a Polícia Militar no 190 ou pelo disque denúncia 181.