15 MAI 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL ELDORADO
Obra de drenagem vai melhorar escoamento de água e evitar alagamentos na rua Grécia, no Eldorado
Foto: equipe Semobs/PMC

A Prefeitura de Contagem tem feito um mapeamento minucioso para identificar e resolver os problemas de drenagem existentes na cidade, a fim de lidar com as mudanças climáticas e garantir mais segurança para a população durante os períodos de chuva. Um exemplo é a intervenção que está sendo feita na rua Grécia, no bairro Eldorado, para melhorar o escoamento de água, corrigir uma erosão e evitar alagamentos na região.

Os trabalhos estão sendo executados no trecho entre as ruas Felisberta Francisca de Carvalho e Alemanha, com cerca de 60 metros de extensão. A via faz ligação do Eldorado com o Novo Eldorado e, por ser inclinada, acelera a descida da água em casos de chuvas intensas, por isso, requer uma rede com maior capacidade, como a que está sendo implantada.

A coordenadora da Subsecretaria de Obras e Manutenção, Evandra Laine, deu detalhes sobre as condições da via e as ações que estão sendo implementadas para solucionar o problema. “Havia uma erosão de quase quatro metros de profundidade, comprometendo uma rede principal de 400 milímetros. Essa capacidade era insuficiente para dar vazão à quantidade de água que desce pela via, principalmente em épocas de chuva intensa. Desenvolvemos um plano de ação, com estudo da bacia local e mudanças na rede, especificamente entre as ruas Felisberta Francisca de Carvalho e Alemanha”, explicou.

Evandra Laine pontuou também as características de alta complexidade da intervenção, que demandou a execução de escoramento blindado nas valas para garantir a segurança dos trabalhadores, além de utilizar equipamentos pesados como escavadeiras, retroescavadeiras e caminhões, o que exigiu a interdição total do trecho durante os trabalhos.

Foi preciso fazer o escoramento metálico da vala para garantir a segurança dos trabalhadores durante a execução da galeria - Fotos: equipe Semobs/PMC

Neste momento, a obra se encontra em reta final, com serviços de compactação do solo após o alteamento da rede que foi realizado para resolver o problema e facilitar manutenções futuras. Na sequência, será feita a recomposição asfáltica e a liberação da via. A expectativa é que o trabalho seja concluído até o fim do mês de maio.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo