30 ABR 2024
COMUNICAÇÃO
REGIONAL RIACHO
TURISMO
Contagem Geek: o maior festival gratuito de cultura pop está de volta para sua 3ª edição
Foto: Luci Sallum/PMC

Vem aí a 3ª edição do Contagem Geek! O morador de Contagem e das cidades vizinhas já podem se preparar para um dia de diversão e emoções no maior festival de cultura pop de Minas Gerais. O Festival Contagem Geek, evento gratuito e dedicado à cultura geek em Contagem volta a acontecer, novamente no parque Fernão Dias, no dia 18/5, das 10h às 17h. O evento promete surpreender e encantar fãs de todas as idades com uma programação repleta de interação e muitas novidades.

Dos tradicionais concursos de Cosplay e Dança K-Pop até lounges para fotos e espaços personalizados, o Contagem Geek irá oferecer uma experiência única para os apaixonados pela cultura pop. Este ano, os organizadores prometem ainda mais atrações, como shows musicais, um espaço dedicado aos jogos eletrônicos e uma área infantil ampliada e estruturada.

Um dos organizadores do evento, Yuri Soares, compartilhou sua empolgação com as novidades desta edição: "O público pode esperar muita diversão, atrações culturais, comida boa e muitas oportunidades de fotos marcantes. Teremos surpresas também, que serão anunciadas durante o evento".

O Contagem Geek surgiu de forma discreta mas, ao longo das edições conquistou o coração dos jovens de Contagem e se tornou referência em eventos gratuitos voltados para a cultura geek na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

"É gratificante ver o quanto o Contagem Geek cresceu e tornou-se um evento tão aguardado pelas pessoas. Isso mostra que estamos no caminho certo, que existe em Minas a demanda de mais acesso à Cultura, em especial aos eventos voltados aos jovens e público Geek", afirmou Yuri.

O público esteve em peso em 2023 e se faz cada vez mais presente ao Contagem Geek, que se tornou uma tracição na cidade           Fotos: Luci Sallum/PMC

Aline Soares Dunda dos Santos, lojista da “Tô Criativa”, que integra o grupo de expositores no evento desde a primeira edição, expressou sua emoção em fazer parte dessa história. Ela levará, entre os itens, produtos personalizados e de produção própria, como canecas, camisas, almofadas e luminárias.

Ela afirmou que é uma oportunidade muito grande para a população de Contagem conhecer não apenas outros costumes, mas também o trabalho dos expositores voltados ao público geek. "O festival tem sido um evento que, ano após ano, surpreende, trazendo, para Contagem, um público diverso e levando a cultura de uma forma acessível, gratuita. O evento abraça as pessoas, com atrações diversas que agradam a todos, desde crianças aos idosos”, destacou.

Além das atrações culturais, o festival contará, novamente, com duas praças de alimentação, oferecendo uma variedade de opções culinárias que vão desde pratos nacionais tradicionais à gastronomia oriental. Na praça "Japão", por exemplo, Fabiana Ramos Araújo Silva, da Cantina da Nana - Cozinha Afetiva, estará encantando o público com suas especialidades, como lámen, udon e yakisoba.

Fabiana, que faz parte da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB), enfatizou a importância do Contagem Geek como um evento inclusivo e diversificado, que veio para abrilhantar ainda mais a cidade de uma forma saudável e que vem crescendo desde que iniciou, em 2022.

Comidas típicas e produtos personalizados poderão ser encontrados na 3ª edição do Contagem Geek, que acontecerá dia 18/5, no parque Fernão Dias   Fotos: Luci Sallum/PMC

"O Contagem Geek é o único evento gratuito que incentiva a participação dos amantes desse nicho cultural, que contempla e beneficia públicos de todas as idades, que curtem a cultura pop, gamers, amantes de animes, cultura asiática, tudo com respeito, tolerância, inclusão", disse.

Para este ano, Fabiana afirmou que o público pode esperar uma experiência ainda melhor do que em 2023: "Vamos oferecer ao público uma experiência única, melhorando o que já era bom e melhorando e adequando alguns pontos sobre o retorno que recebemos nas edições passadas", finalizou.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos CONTAGEM GEEK 2023

Autor: jornalista Milla Silva / Edição: João Cavalcanti