Para atender aos pedidos da população, a rua Martius Pereira Bernardino, no bairro Conjunto Água Branca, vai passar a ser mão única no trecho entre a av. Um e av. Dois, a partir deste sábado (06). A decisão de mudar o sentido da vida foi tomada em conjunto pela equipe de Engenharia de Tráfego e Participação Popular da Transcon, Administração Regional e moradores do trecho, com o objetivo de minimizar os conflitos de trânsito causados pelos veículos de grande porte que trafegam na região.
Além disso, a mão única também vai reduzir os barulhos dos veículos durante a noite e proporcionar mais segurança para os usuários das vias, aumentando a tranquilidade dos moradores da região.
Abaixo-assinado
A secretária Leda das Graças Machado, 48, cujos pais são moradores da rua Martius Pereira Bernardino desde que o Conjunto Água Branca foi fundado, conta que reuniu os moradores para um abaixo-assinado. Segundo ela, os veículos faziam muito barulho, principalmente durante a noite, incomodando muito os moradores.
“Toda noite eles entram com as carretas e caminhões. O que acontece é que as carretas não conseguem fazer a curva na av. Um para entrar no estacionamento. Então o trânsito se concentrava só na rua Marcius Pereira, subindo e descendo. E quando tem carro na rua e eles não conseguem passar, ficam buzinando até a pessoa tirar o carro”, afirmou ela.
Leda ainda destaca a prontidão da Transcon em desenvolver uma solução para o problema e a expectativa dela e dos moradores com o novo sentido. “Todos tiveram muita presteza em ajudar a gente em tudo. Nossa expectativa é que agora volte a tranquilidade e o sossego da rua”, concluiu.
Na quinta-feira (4/4), foram colocadas faixas informativas na região, indicando que o novo sentido de circulação será no sentido av. Teleférico/BR 040. Nessa sexta (5/4), foram feitas adequações na sinalização vertical e horizontal, com pinturas de mão única e placas de proibição de estacionamento em um lado da via, tráfego de carretas e sentido proibido.
Nacional
A rua Novo Horizonte, no Nacional, entre a r. João Menezes Soares e a av. Nacional, também passará a ser mão única também a partir deste sábado. A intervenção, que também foi sinalizada com faixas indicativas de mudança de sentido na quinta (4/4), é fruto do atendimento às solicitações da população e a busca pela melhoria da segurança na via.
Por se tratar de uma rua com uma inclinação que chega a 17%, o local passou a não ser tão seguro ao tráfego. Pensando na segurança dos moradores e dos usuários da rua, agora os veículos vão circular somente no sentido av. Nacional.
No local já existe uma lombada (quebra-molas) e nessa sexta (5/5), foram realizadas sinalizações horizontais com pinturas de mão única e verticais, com placas de sentido proibido para informar o sentido único de circulação da via.