Entre os dias 25 de março e 5 de abril, a Prefeitura de Contagem fará o credenciamento dos atletas interessados em participar da 3ª Copa Municipal de Futebol Amador, popularmente conhecida como Copão. O torneio, que já aconteceu no passado, mas foi reformulado a partir de 2021, promete agitar os entusiastas do esporte em Contagem, será disputado nas oito regiões da cidade.

Cada clube, agremiação ou associação devidamente credenciada poderá inscrever até 25 atletas maiores de 18 anos e, outros cinco, com 17 anos completos. Os jogadores que ainda não alcançaram a maioridade deverão, obrigatoriamente, apresentar uma autorização escrita e com firma reconhecida pelo pai ou responsável legal. Nenhum atleta com idade inferior a 17 anos poderá ser inscrito ou disputar as partidas.

A documentação exigida inclui a ficha geral assinada por todos os atletas, documento oficial com foto, foto 3x4 atualizada, comprovante de endereço e declaração de aptidão física. Todos os documentos devem ser apresentados na sede da Secretaria de Esportes e Lazer, localizada na Av. João César de Oliveira, 1434, 1º andar – Eldorado, nos horários das 9h às 12h e das 13h às 16h, ou enviados por e-mail esporte@contagem.mg.gov.br. As fichas a serem preenchidas estão disponíveis nas páginas 23 e 24 da edição 5759 do Diário Oficial de Contagem (DOC), de 15 de março, que pode ser consultado clicando aqui.

Ao optar pela inscrição presencial, o responsável pelo credenciamento deve fornecer cópias físicas dos documentos oficiais de identificação com foto, em envelope identificado com o nome do respectivo clube, agremiação ou associação. Para aqueles que preferirem a inscrição via internet, é necessário enviar a documentação completa em formato pdf para o e-mail mencionado, com o assunto "INSCRIÇÃO DO COPÃO 2024".

É importante ressaltar que todos os atletas devem comprovar residência em Contagem no momento da inscrição.

O Copão

Considerado um dos principais torneios de futebol amador de Contagem, o Copão reúne, anualmente, cerca de 60 equipes. Na fase inicial, essas equipes são divididas em grupos por regiões e competem entre si. O vencedor de cada grupo é reconhecido como campeão regional e avança para o “mata-mata” juntamente com o segundo colocado, enfrentando os primeiros e segundos colocados das outras regiões em busca do título municipal.

Na última edição, o Estrelinha alcançou um feito notável, tornando-se bicampeão consecutivo. Em 2022, venceu o Estaleiro pelo placar de 5 a 0 e, em 2023, superou o Bandeirantes por 3 a 2, de virada.

Autor: estagiário Guilherme Faria, sob supervisão do jornalista João Cavalcanti
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024