Foto: Luci Sallum/PMC

"Asfalto Novo": investimentos de mais de R$ 500 milhões para melhorar o asfalto das vias de Contagem,
reduzir gastos com a Operação Tapa-Buraco, revitalizar os centros comerciais,
gerar mais segurança para motoristas, pedestres e pessoas com deficiência e deixar a cidade mais bonita

Fotos: Adelcio Ramos/PMC

Ruas e avenidas de Contagem estão recebendo novo asfalto por meio de um dos maiores programas de pavimentação dos últimos 40 anos. O Programa "Asfalto Novo", da Prefeitura de Contagem, já garante mais conforto no trânsito, mais segurança para motoristas, pedestres e pessoas com deficiência, além de outros importantes benefícios. Também deixa Contagem mais bonita. O objetivo é pavimentar as ruas e avenidas e  acabar com o antigo asfalto, já desgastado pelo tempo e com má qualidade.

O novo asfalto é mais resistente e durável.
São 6 cm de espessura para garantir a qualidade.
Além disso, são feitas obras de drenagem superficial,
sarjetas, meios-fios, sinalização, quebra-molas e
ciclofaixas quando necessário, dentre outros.

São investimentos de mais de R$ 500 milhões, em aproximadamente 350 ruas e avenidas. Um total de 262 quilômetros de asfalto, nas oito regiões, sobretudo nos corredores de transporte e centros comerciais, nas obras do Sistema Integrado de Transporte (SIM), construção de avenidas e urbanização de vilas e bairros.

Iniciado em maio de 2022, o programa da Prefeitura pavimenta as ruas com asfalto de 6 cm de espessura e obras complementares de drenagem superficial, sarjetas e meios-fios, além de sinalização horizontal e vertical e, quando necessário, adequações de trânsito por meio de implantação de quebra-molas, ciclofaixas, entre outros.

Segundo a prefeita de Contagem, Marília Campos, as obras do Programa “Asfalto Novo” proporcionam diversos ganhos para a cidade. Ela explicou que agora está sendo possível reduzir gastos com ações paliativas como a Operação Tapa-Buracos (OTB), melhorar o tráfego de motoristas e pedestres, inclusive com dificuldades de locomoção, impulsionar os centros comerciais e deixar a cidade mais agradável e bonita.

“Estamos fazendo o maior investimento que Contagem já recebeu em obras de infraestrutura e mobilidade.
É mais economia do dinheiro público e fim do transtorno para os moradores.
Temos o reconhecimento da população e dos comerciantes, porque, inclusive,
o ‘Asfalto Novo’ tem atraído desenvolvimento e prosperidade para Contagem”.

Prefeita Marília Campos

Morador e empreendedor na região do Riacho, Matheus Duarte confirmou que a melhoria das ruas no seu bairro tem impactado positivamente seu comércio, localizado na rua Rio Paraopeba, recentemente requalificada. “Nossos clientes têm elogiado a melhora no trânsito daqui. Esta obra valoriza bastante nosso comércio, só temos a agradecer”, exaltou.

Requalificação de vias do "Asfalto Novo" valoriza a cidade e impacta de forma positiva o comércio e a qualidade de vida das pessoas - Fotos: Ronnie Von/PMC

Regiões da Ressaca e Nacional têm 114 vias pavimentadas

As  regiões do Nacional e da Ressaca estão recebendo o maior investimento em requalificação viária da história, com 114 vias contempladas, sendo 60 no Nacional e 54 na Ressaca, somente nesta última etapa do programa.

Hilton dos Santos, morador do bairro Tijuca, comemorou o investimento histórico em sua região. “Essas obras são muito importantes, porque tem muitas empresas em Contagem e na nossa região (Nacional), muitas pessoas vem para nossa cidade, o volume de trânsito é grande e precisa de ruas reforçadas. E também beneficia o bolso do morador, porque, ruas novas, sem buracos, nos ajudam a preservar nossos carros e economizar com manutenção”, destacou.

O programa continua e vai mudar ainda mais, para melhor, a vida dos moradores das oito regiões da cidade - Fotos: Ronnie Von/PMC e Luci Sallum/PMC

Serviço

• 1ª etapa - 54 ruas e avenidas atendidas em toda a cidade, o que equivale a 56 km.
  • 2ª fase, mais 81 vias, representando 64 km.
  • 3ª etapa representa uma grande expansão do programa, abrangendo mais 215 ruas, totalizando cerca de 130 km de asfalto novo.
Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição e revisão: Cristiane Oliveira
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024