O Cineclube Contagem tem promovido momentos de lazer, cultura e aprendizado para toda a população. Nessa quinta-feira (7/3), véspera do Dia Internacional da Mulher, houve a exibição do filme “Vidas Partidas”, que tem como tema central a violência doméstica. A exibição ocorreu no auditório da Prefeitura, proporcionando uma experiência enriquecedora para os espectadores. A iniciativa foi uma parceria das secretarias de Cultura, Saúde, Administração e Direitos Humanos e Cidadania.
Com direção de Marcos Schechtman, o longa narra a história de um casal aparentemente perfeito até que o marido torna-se um homem agressivo e possessivo, resultando em constantes cenas de violência doméstica.
Após a exibição do filme, houve um debate sobre o cenário enfrentado pelas mulheres, com a participação da superintendente de Medicina e Segurança do Trabalho, Carla França, e da coordenadora do Centro de Convivência, Pollyana Costa.
Carla França destacou ser fundamental provocar uma reflexão sobre o lugar da mulher na sociedade e sobre as relações sociais que ainda são pautadas pelo machismo e pela violência de gênero. “É importante provocar um diálogo e um ponto de conversa sobre essas temáticas do empoderamento da mulher, da criação de caminhos, de entendimento e compreensão dessa realidade e dos efeitos que o machismo estrutural causa na vida das mulheres de uma forma em geral”, explicou.
A coordenadora do Centro de Convivência, Pollyana Costa, afirmou que a parceria entre as secretarias de Cultura e de Saúde, por meio do Cineclube, visa fortalecer os laços com a cultura, com a cidade e com os temas que são relevantes para as reflexões das pessoas. “Acho que a importância é justamente esse diálogo com pontos em comum dos temas que nos inquietam. Entre esses, a proteção de direitos, como o das mulheres, que foi o tema do filme de hoje”, relatou Pollyana Costa.
De acordo com a arteterapeuta Vidra, do Projeto Teia, o Cineclube é muito importante para a interação social dos participantes, pois é um momento de lazer e de praticar um pouco o pensamento crítico e o diálogo. “Fazer essa correlação de vivência, vida pessoal, com alguma atividade artística é importante para fazer valer esse cuidado, esse tratamento, essa cura, que é o projeto terapêutico mesmo”, completou.
O Cineclube Contagem
O Cineclube tem o objetivo de promover a arte do cinema cinema para toda a população, além de abrir um espaço de trocas para fortalecer os momentos de reflexão. As produções exibidas, além de entreter buscam tratar sobre pautas sociais para agregar aprendizado aos públicos. Para mais informações sobre o Cineclube Contagem entre em contato pelo telefone 3353-4222.
Confira abaixo o cronograma das próximas exibições do Cineclube Contagem, em março:
Local: Maternidade Municipal - av. João César de Oliveira, 4495 – Novo Eldorado
Exibição dos curtas “Purl e Dono de Casa”
Classificação: livre
Exibição do curta “Maria: a história das mulheres no Brasil”
Classificação: 14 anos
Data: 21/3 - quinta-feira
Local: CEU das Artes - rua Magnólia, 100 - Arvoredo
Horário: 14h
Exibição do filme “Barba, Cabelo e Bigode” - direção de Letícia Prisco e Rodrigo França
Classificação: 14 anos
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Foto: Newton de Castro Resende/PMC