08 MAR 2024
MULHER
REGIONAL ELDORADO
Conheça Contagem e sua gente: Michelle Fernandes

Em meio à correria da vida moderna e os afazeres diários, muitas pessoas acabam se rendendo a hábitos alimentares prejudiciais que, com o tempo, geram ganho de peso e se transformam em problemas de saúde graves e persistentes. No entanto, há narrativas de superação que servem de inspiração e incentivam reflexões sobre a capacidade humana de se transformar e se renovar. Esse é o caso da moradora de Contagem, Michelle Fernandes, 38, que, por muitos anos, priorizou o trabalho e outras questões, se descuidando da alimentação, mas, que hoje, com a ajuda do Programa “Contagem Ativa”, da Prefeitura, vive uma nova realidade, com mais vitalidade e bem-estar.

Moradora do Darcy Vargas, confeiteira, casada e mãe das gêmeas Letícia e Heloísa, 9, ela contou que não fazia atividades físicas e, com a pandemia, ficou ainda mais sedentária. Isso ocasionou aumento de peso e problemas de saúde, como falta de ar e dificuldade de locomoção. Até que tomou uma decisão e decidiu mudar. “Era necessário radicalizar, por completo, meu estilo de vida”, afirmou.

Ela explicou que iniciou com atividades mais leves, caminhada e reeducação alimentar e, aos poucos, foi evoluindo para zumba, corrida e treinamento funcional. “Preferi não usar os equipamentos de academias. Optei pela rua, algo que me faz sentir mais livre e melhor. E durante as atividades, conheci o Programa ‘Contagem Ativa’, que auxiliou bastante no meu desenvolvimento”, destacou.

Aluna do núcleo Água Branca, ela elogiou as atividades do programa, promovido na cidade em mais de 70 pontos. “Foi um dos pilares que muito me ajudou. Junto ao meu despertar para a atividade física, desenvolvi uma paixão pela corrida de rua, da qual não fico de fora mais”, disse.

A primeira corrida de rua na qual Michelle participou foi a “Contagem por Todas”, em março de 2022. De lá para cá, ela não parou mais e vem participando de várias corridas. Este ano, ela estará presente novamente na corrida das mulheres. “Comecei a correr para aliviar a ansiedade, agora fico ansiosa para correr”, afirmou.

Com orgulho, Michelle posa com a medalha de participação nas primeiras edições da "Corrida por Todas" - Fotos: arquivo pessoal

O esforço valeu a pena. Hoje, Michelle tem 40 quilos a menos, mais saúde, sem remédio, sem cirurgia e muita força de vontade. Atualmente, ela faz atividades físicas duas vezes ao dia, de segunda a quinta-feira, no “Contagem Ativa”, que é gratuito e possui cerca de 4.000 alunos na cidade.

Segundo ela, o  seu “despertar” acabou contagiando também os demais membros da família. As filhas e o marido passaram a acompanhá-la nos exercícios físicos mais como um apoio e hoje incorporaram a atividade física como hábito para uma vida mais saudável.

Michelle, o marido e as filhas marcaram presença na Corrida da João César, em 2023 - Foto: arquivo pessoal

“Essa mudança trouxe uma qualidade de vida muito grande para mim e minha família. Hoje todos procuramos comer melhor, mais frutas, legumes, carnes e beber água, além de praticar exercícios de forma regular. Eu digo que não é algo temporário, pelo contrário, se tornou um estilo de vida”, ressaltou.

Michelle também começou a mostrar sua rotina de exercícios, empreendedora, esposa e mãe nas redes sociais. “Acho que muitas pessoas se identificaram comigo: uma mulher comum, mãe e que passou a olhar para si, cuidando do corpo, da mente, da saúde”, completou.

Para acompanhar a rotina de Michelle, CLIQUE AQUI.

Autor: Jornalista João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo