01 MAR 2024
REGIONAL INDUSTRIAL
Industrial: reunião do conselho discute participação popular, obras e ações de combate à dengue

O Conselho Regional do Industrial realizou, na noite da última terça-feira (27/2), a primeira reunião bimestral de 2024. Na pauta, detalhes sobre o combate à dengue no território; aspectos da legislação municipal e a criação da lei e do sistema de participação popular e cidadã, instituída em dezembro de 2023; cronogramas de obras previstas e em execução na regional; e a eleição de membros conselheiros que formarão as comissões de obras e de mobilidade urbana.

A médica-veterinária Taiza Costa, responsável técnica no Distrito de Saúde do Industrial, detalhou aos conselheiros todas as ações em curso em Contagem, como reorganização das equipes de agentes de combate a endemias (ACEs) e as principais estratégias no combate e na prevenção da epidemia. Ela informou que 80% dos focos do mosquito Ades ægypti estão dentro das residências, por isso, em paralelo às ações que serão executadas pela Prefeitura, é fundamental que a população limpe os terrenos de objetos que acumulem água.

O objetivo da atual gestão municipal em fortalecer a participação popular foi reiterada pelo assessor da Secretaria de Governo, Fagner Ribeiro Sena. “Contagem possui 35 conselhos funcionando regularmente e os conselhos regionais ganharam caráter deliberativo. É preciso que a população se aproprie dessas instâncias, que buscam fortalecer a atuação conjunta entre a administração pública e a sociedade, no intuito de fortalecer a transparência”, destacou.

A administradora regional do Industrial, Renata Gomes, apresentou as obras em andamento no território: parque Pedreira Santa Rita, iniciada em dezembro passado, pretende ser um polo de lazer e turismo na região; a UBS Jardim Industrial (com previsão de inaugurar em março); e a reforma da praça Adelaide de Castro (Posto do Garoto), iniciada em fevereiro, com prazo de conclusão de três meses, que será uma opção de lazer para a população da Vila da Paz.

Ela informou, ainda, sobre as obras complementares do PAC Arrudas que prevê o recapeamento de 18 vias no Parque Industrial (Jardim Industrial e Vila São Paulo), além da realização de 35 sarjetas, que estão sendo executadas pelo governo. Renata Gomes lembrou, também, que das dez obras aprovadas pelo conselho regional, três já foram entregues — a travessia de pedestres na av. Tereza Cristina, as reformas do beco Nossa Senhora da Aparecida e de quatro becos na Barraginha.

O restante será realizado ainda este ano: muros de contenção nas ruas Alexandrina de Souza e Garcia Rodrigues (Jardim Industrial); reforma da quadra de esportes na praça em frente à Escola Virgílio de Melo Franco (Vila São Paulo); implantação de concertina, reforma e pintura do muro do Cemitério da Glória (Bandeirantes); área coberta, playground, bebedouros no CSU Amazonas e reposição de concertina no muro divisório com a E. E. Confrade; ampliação da UBS Industrial 3ª Seção; revitalização da praça dos Trabalhadores (Cidade Industrial).

Autor: jornalista Fernando Righi / Edição Carol Cunha