Os recentes investimentos da Prefeitura de Contagem na área da saúde, especialmente na atenção básica - com a ampliação dos horários de atendimento em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do número de Equipes de Saúde da Família - mostram que a iniciativa foi pertinente. É nesses locais que a população com sintomas da dengue e demais arboviroses estão encontrando acolhimento e atendimento ágil, como é o caso de Ana Júlia Lopes Campos, 21 anos. Na manhã desta sexta-feira, dia 16, ela chegou ao local com febre, dor de cabeça e dores no corpo e decidiu procurar o posto, onde o marido já havia sido atendido uma semana antes. “Ele foi bem atendido e melhorou rápido, então hoje foi a minha vez” disse.
De acordo com a enfermeira Silvana Gomes, chefe de uma das equipes da UBS Centro, há quatro equipes completas com enfermeira, médico, técnico de enfermagem e Agente Comunitária de Saúde (ACS) e funcionamento até às 19h, de segunda a sexta. “Após o Carnaval, a demanda de casos de dengue aumentou. São de 15 a 20 casos atendidos todos os dias”, informou. Outro usuário que optou por procurar a UBS foi o vendedor Ederson Rodrigues Leite, 38 anos. Ele contou que ontem não conseguiu trabalhar devido aos sintomas típicos da dengue, como febre alta, dor de cabeça e no corpo. Ele procurou a UBS do bairro Bernardo Monteiro, enrolado em um cobertor devido à febre. “ Estou me sentindo muito mal, então era natural que eu viesse o mais perto possível de casa”, disse
A agilidade, segundo explicou a gerente da UBS Bernardo Monteiro, Margarete Viana, se deve à prioridade que tem sido dada aos casos suspeitos de dengue. Durante o exame clínico, os profissionais classificam cada caso em níveis que vão de A a D, sendo A o tipo mais brando da doença e D, o tipo hemorrágico, mais grave. Nas UBS, o paciente pode receber hidratação oral imediatamente, passar pela “prova do laço” (exame rápido de coagulação para identificar a fragilidade dos vasos sanguíneos e a tendência ao sangramento) ou ser submetido ao hemograma (que vai indicar o número de plaquetas, as células que fazem parte do sistema de coagulação e atuam na defesa do organismo contra sangramentos), e também pela hidratação venosa.
Outro cuidado é com as comorbidades, ou seja, pacientes que tenham histórico de hipertensão, diabetes e demais doenças crônicas, que podem ser agravantes para os pacientes com dengue. “Todos esses fatores são avaliados e os casos mais graves são encaminhados para as UPAs ou para a Central de Hidratação, onde é ministrado o cuidado intensivo, inclusive a hidratação venosa “, informou.
UBS CSU Eldorado: rua Portugal, 50. Eldorado – Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS Unidade XV: rua Mangueiras, 209. Eldorado – Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS Amazonas: rua Marquês do Paraná, nº 111 – Bairro Amazonas – Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS Vale das Amendoeiras: rua Seis, 52 – Vale das Amendoeiras Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS Sapucaia rua Amazonitas, 230 - Sapucaias -Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS Arpoador: rua Mariana, s/nr – Arpoador - Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS São Joaquim rua Rubi, 83 - São Joaquim - Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS Riacho: av. Rio Negro, 95, Riacho das Pedras Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS Centro CAD: av. Prefeito Gil Diniz, 401A – Centro - Horário Ampliado das 7h às 19h
UBS Retiro: av. dos Imigrantes,S/N – Retiro Horário Ampliado das 7h às 19h
Funcionamento das UPAS e da Central de Hidratação Eldorado
Rede de Urgência e Emergência - 24h
UPA Jk - Av. João César de Oliveira, 784 - Eldorado
UPA Petrolândia - Rua Refinaria União, 137 - Petrolândia
UPA Ressaca - Praça 21 de Abril - Guanabara
UPA Vargem das Flores - Av. Retiro dos Imigrantes, 80 - Retiro
UPA Industrial - Av. Maria da Glória, 491 - Amazonas
Central de Hidratação Eldorado
Rua Trajano de Araújo Viana, 1.838 - bairro Cinco Contagem
Funciona 24h, mas o atendimento ao público externo no local é das 7h às 22h
Atendimento Pediátrico de Urgência
Upa Industrial
Upa Vargem das Flores
Upa Ressaca