O Carnaval ainda não acabou em Contagem. No próximo sábado (17/2), o bloco Transborda promete um desfile cheio de alegria, confete e serpentina pelas ruas da Vila Pérola, na região Riacho. O cortejo do bloco acontecerá de forma inteiramente e gratuita, com concentração a partir das 18h, na rua Xavantes, próximo ao nº 90.
O Transborda surgiu após o Carnaval de 2018, criado pela juventude periférica que fazia parte do Bloco da Língua. Os fundadores viram a necessidade de ampliar suas ações socioambientais por meio do lazer e da cultura, enxergando no Carnaval um instrumento para o desenvolvimento da educação e da politização nos bairros periféricos da região da Ressaca.
Ao todo, o bloco possui cerca de 50 integrantes, entre gestores, percussionistas e voluntários. O repertório é composto por ritmos oriundos da cultura negra e periférica, como o samba, reggae, funk e ijexá. O bloco é aberto para todos os públicos e realiza suas atividades de forma gratuita. Além do Carnaval, o Transborda oferta oficinas artísticas e de percussão ao longo do ano.
O bloco Transborda foi uma das iniciativas contempladas no chamamento público “Prêmio Blocos de Carnaval”, realizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Prêmio Blocos de Carnaval 2024
O “Prêmio Blocos de Carnaval” foi uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, que busca contemplar blocos carnavalescos com atuação comprovada em Contagem. No total, dez blocos foram premiados, via chamamento público, e receberam o prêmio de R$10.000,00 cada um para a realização de eventos públicos e gratuitos ao longo do período festivo.